II edição da Feira Comercial Intra-africana inicia hoje em Durban

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 15 Novembro De 2021    09h05  
Sede da Sonangol - petrolífera estatal
Sede da Sonangol - petrolífera estatal
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – A segunda edição da Feira Comercial Intra-africana (IATF 2021), que reunirá instituições e ou empresas de 54 países, incluindo Angola, inicia hoje, às 11h00, na cidade de Durban, África do Sul, sob o tema “Transformar África”.

O evento vai decorrer até ao dia 21 deste mês de Novembro, tendo, entre outros objectivos, reunir agentes continentais e globais para mostrar e expor os seus bens e serviços, explorar oportunidades de negócios e de investimento em África.

A feira vai juntar compradores e vendedores de bens e serviços, assim como vai fornecer plataforma para trocas de negócios entre empresas, no formato “B2B” (Business to Government).

Durante a mesma prevê-se ainda partilhar comércio, investimento e informação de mercado com vários intervenientes, incluindo investidores, PMEs e o sector informal, além de identificar-se soluções para se enfrentar os desafios que afectam o comércio intra-africano.

Para o Afreximbank, organizador, em colaboração com Comissão da União Africana, bem como outras instituições financeiras, o evento permitirá partilhar informação sobre as suas finanças comerciais e impulsionar o comércio intra-africano.

Em concreto, a II edição Feira Comercial Intra-africana Este evento será a plataforma para a entrada num mercado único de mais de mil milhões de pessoas unidas pela Área de Comércio Livre Continental Africana.

Participação angolana

A comitiva integra cerca de uma centena  de angolanos, entre entidades governamentais, empresários, agentes culturais e jornalistas, traduzindo-se num total de 30 expositores/empresas nacionais, já em Durban, África do Sul, desde sábado. 

Neste fórum de negócios, que o Afreximbank realiza em colaboração com o Secretariado  da Zona de Comércio Livre Continental Africana – ZCLCA e a União Africana (UA), Angola faz-se representar de empresas expositoras e uma delegação de auxiliares do Executivo angolano.

Trata-se de empresas como a petrolífera nacional, a Sonangol, a Opaia, CEEIA - Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola, Catoca, a Food Care, a Steel Door,  a Refriango, Kubinga e  instituições financeiras.

É ponto focal da República de Angola o Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM), além da participação de outras instituições como o Ministério dos Transportes, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações  (AIPEX)  e a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo. 
 
À semelhança da primeira edição, que decorreu no  Cairo, Egipto, em 2018,  a  CEEIA é a entidade promotora da participação de Angola neste evento, bem como coordenadora do Pavilhão de Angola, recinto que vai acolher e promover networking (contactos para parcerias) e novos negócios. 

Os investidores nacionais levam para este fórum a marca “Made in Angola”, com foco na  busca do  estabelecimento de novas parcerias para o aumento das exportações dos produtos nacionais, além do aumento da produção. 





+