Implementação da nova chapa de matrícula arranca dia 10

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 05 Janeiro De 2024    20h40  

Luanda – Angola passa a implementar, a partir do dia 10 deste mês, um novo sistema de matrícula para viaturas, visando o reforço da segurança rodoviária no país.

A nova chapa de matrícula padronizada contém elementos de segurança, como o código QR, a fita de segurança, o número de série, entre outros dados, que vão permitir identificar facilmente o detentor da viatura, em caso de uma investigação, por exemplo.

O novo modelo de matrícula inclui também a estampa da bandeira nacional, o mês e o ano de atribuição da respectiva placa de identificação de viaturas.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA), o sub-comissário Mateus Rodrigues clarificou que as viaturas com as actuais matrículas continuarão a ter os mesmos números, mas terão dois anos para substituir as antigas chapas por nova, um processo que vai ser feito de forma faseada e por série.

“Os condutores que já têm as suas viaturas matriculadas terão um prazo de dois anos para substituir somente a chapa de matrícula, sem alterar o número. Para o efeito, vamos definir, por via de um plano ou calendário, as séries que deverão fazer a troca num determinado período, com vista à conclusão deste processo ao longo dos dois anos”, acrescentou.  

Clarificou que os veículos a serem matriculados vão receber um novo número de matrícula (alfa numérico).

De acordo com a fonte, o lançamento do novo modelo de matrícula marca um “passo histórico na regularização das chapas de matrículas em Angola”, ou seja, estas placas de identificação de veículos vão deixar de ser feitas em qualquer esquina ou local, sem obedecer as regras definidas por lei.

Afirmou que essa prática já ficou para o passado, porque actualmente existe no país cerca de 80 empresas vocacionadas fazer as chapas de matrícula.

Quanto ao preço definido para obtenção da nova matrícula, o director-adjunto de Comunicação da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues, referiu que o registo inicial continua a ter o mesmo preçário, anunciado em Setembro de 2023, quando fez-se o lançamento do ‘Título do Veículo’.

Segundo o sub-comissário, as empresas vão praticar o preço de mercado, estimado em 50 mil kwanzas, um valor que ainda dever ser aferido a partir das empresas vocacionadas para o efeito da nova matrícula. QCB





+