PLANAGRÃO aguarda aval da Comissão Interministerial

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 21 Julho De 2023    08h35  
Uma área para o cultivo do arroz, no âmbito do PLANAGRÃO
Uma área para o cultivo do arroz, no âmbito do PLANAGRÃO
Mariana Guiné-ANGOP

Luena – A implementação do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO), no Moxico, está dependente do aval da Comissão Interministerial que prepara a acção, segundo o director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, António Sandjesse.

Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, o responsável disse que a província aguarda, ainda este ano, uma visita Interministerial para analisar e posterior aprovação dos documentos para o financiamento e implementação do projecto.

Prosseguiu que está em conclusão a recepção de candidaturas, uma vez que também o Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA) está a culminar com a confecção dos croquis de localização das áreas escolhidas para o cultivo.

António Maia Sandjesse explicou que foram identificados na região, 16 localidades nos municípios do Luau, Camanongue, Cameia, Alto Zambeze e Bundas, para a produção em grande escala de trigo, arroz, soja e milho, numa extensão de 124 mil hectares.

Nessas jurisdições, segundo o director da Agricultura, há terras aráveis, rios, linhas de comunicação (caminho de ferro e estradas), para o progresso do PLANAGRÃO, um projecto que, além do Moxico, vai beneficiar o território da Lunda Sul, Lunda Norte e Cuando Cubango.

Gizado em 2022, o Programa conta com o financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), de mais de dois mil milhões de kwanzas e visa duplicar a produção de grãos até 2027, por formas a garantir a auto-suficiência alimentar no país.

A ideia é produzir até este período, seis milhões de toneladas desses quatros cereais por ano, contra as actuais cerca de 3,14 milhões de toneladas de grãos.

O projecto passa, igualmente, na rentabilidade dos solos, aumento de empresários agrícolas, emprego e na promoção da cadeia de valor, de forma a garantir uma renda fixa aos produtores, para além de reduzir a dependência da importação e assegurar a auto-suficiência e segurança alimentar. LTY/MS





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+