Importação de refinados consome USD 407,2 milhões

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 19 Agosto De 2021    19h28  

Luanda - A Sonangol gastou, no segundo trimestre deste ano, 407,2 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 257,5 mil milhões de kwanzas) na importação de 682 milhões e 355 mil toneladas métricas (TM) de produtos refinados ( gasóleos e gasolinas).

Em comparação com o primeiro trimestre  deste mesmo ano, observa-se  uma redução dos importados, na ordem dos 84,09 milhões de toneladas métricas, mas em contrapartida houve o  aumento do  valor bruto em mais USD 51, 03 milhões.  

No período em comparação (primeiro trimestre deste ano), foram  importados  766 milhões 446 mil toneladas metricas de refinados, no valor de  356,2 milhões de dolares, de acordo com os dados apresentandos esta quinta-feira, pela Sonangol. 

Os dados foram apresentandos pelo  presidente da Comissão Executiva da Sonangol Comercialização Internacional, Luis Manuel, durante a  divulgação dos resultados das  exportações de petróleo e gás, durante o segundo trimestre deste ano, numa iniciativa do Ministerio dos Recursos Mineirais, Petroleo e Gás (Mirempet). 

Ainda no quadro dos produtos importados e exportados no período em referencia, a Sonangol  exportou 211,9 milhões de toneladas métricas de produtos refinados incluindo  gás LPG (propano, butano e condensados),  com volumes cifrados em USD 107,8 milhões. 

Olhando para os valores obtidos com as exportações e dos gastos para com as importações de refinados, observa-se um maior gasto com as importações, que ficou em 407,2 milhões de dólares. 

 No primeiro trimestre deste mesmo ano, a Sonangol teve em registo um volume de exportação de 167, 46 milhões de toneladas métricas de crude, com um valor bruto de 78,6 USD milhões.  

 





+