Imposto Predial rende kz 60,3 mil milhões aos cofres do Estado

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 10 Janeiro De 2024    16h11  
Centralidade do Kilamba, um dos projectos habitacionais em Luanda (Foto ilustração)
Centralidade do Kilamba, um dos projectos habitacionais em Luanda (Foto ilustração)
Cedida

Luanda – A Administração Geral Tributária (AGT) arrecadou 60,3 mil milhões de kwanzas, em 2023, com a cobrança do Imposto Predial (IP), representando cerca de 1,3% da receita não petrolífera.

De acordo com o administrador da AGT, Leonildo Manuel, para o ano de 2024 estima-se arrecadar de receitas do IP, 63,7 mil milhões de kwanzas, que representa um crescimento de 6%, face ao valor arrecadado em 2023.

O administrador, que falava em conferência de imprensa sobre o lançamento da campanha de pagamento do IP e do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM), referiu que até o dia 4 de Janeiro de 2023 foram cadastrados 288 mil 885 imóveis (apartamentos, vivendas, escritórios), cerca de 15%, face a 2022 que teve um registo de 74%, devido ao cadastro oficioso das centralidades.

Leonildo Manuel adiantou que as províncias de Luanda, Benguela e Huíla foram as que mais contribuíram, sublinhando que o não pagamento da obrigação fiscal resulta em multa de 25% da taxa do valor do imposto em falta e juros de 1% ao mês contado dia a dia.

Já o  IVM, a AGT arrecadou, em 2023, 4,4 mil milhões de kwanzas, cerca de 0,1 por cento da receita não petrolífera.

Para o ano de 2024, disse, prevê-se arrecadar com o IVM 5,4 mil milhões de kwanzas, representando um crescimento de 22 %, face o valor de 2023.

O responsável fez saber que até ao momento foram cadastrados 668 mil 846 veículos motorizados, sendo 176 aeronaves, 2.851 embarcações, 64.429 motociclos, 72.263 automóveis pesados e automóveis ligeiros, um crescimento de 11,7%, face a 2022, de 15,1%.

O pagamento do Imposto Predial abrange detentores, proprietários e usufrutuários em posse de imóveis, ou seja, titulares de rendas provenientes de arrendamento de imóveis.

Estão isentos deste imposto obrigatório, o Estado, as autarquias locais, representações diplomáticas e consulares (desde que haja reciprocidade no tratamento), bem como institutos públicos e instituições religiosas reconhecidas.

Detentores de prédios rústicos, com aproveitamento útil, bem como os localizados nas zonas rurais, com dimensão igual ou inferior a sete héctares, campos agrícolas, imóveis de construção precária e habitações sociais também estão isentos.  

Como calcular o valor

De acordo com a autoridade tributária, tratando-se de prédios rústicos (IP- Detenção), o valor de referência para o cálculo é o correspondente a Kz 10.397 por hectare, da parte não produtiva.

Para os prédios arrendados (IP-Renda), a taxa dos imóveis é de 25% sobre 60% da renda, ou seja, efectivamente 15% sobre o valor total da renda.

No caso de prédios não arrendados (IP-Detenção), os imóveis com o valor patrimonial até cinco milhões, a taxa é de 0,1%, enquanto os outros com o valor de cinco milhões e um kwanza a seis milhões, a taxa é de 0,5% sobre o excesso dos cinco milhões de kwanzas.  

Para os terrenos destinados a construção, a taxa deste imposto é de 0,6%.

O pagamento voluntário dos impostos predial (IP) e sobre Veículos Motorizados (IVM) referente a 2023 teve iniciou-se no dia 2 do corrente mês, em todo o território nacional, nas repartições ou postos fiscais da AGT.

Para o pagamento, os contribuintes podem efectuar um agendamento pelo Portal do Contribuinte ou pelo website da AGT para atendimento on-line ou presencial, bem como solicitar suporte à Central de Apoio ao Contribuinte, para facilitar o cumprimento dessa tarefa.

O Imposto Predial sobre a detenção de imóvel deve ser pago até ao último dia útil do mês de Março pelo sujeito passivo, podendo, todavia, ser pago em seis prestações consecutivas, a pedido do interessado.

Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM)

O Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM), aprovado pela Lei nº 24/20, de 13 de Junho, que revogou a Taxa de Circulação - aprovada pelo Diploma Legislativo nº 3837, de 30 de Julho de 1968, é cobrado de 2 de Janeiro a Junho de cada ano.

Estão sujeitos ao IVM os veículos motorizados, designadamente os automóveis ligeiros e pesados, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, bem como as embarcações e as aeronaves.

Todos os veículos motorizados, isentos ou não, devem estar cadastrados.ASS/AC





+