INADEC sensibiliza agentes económicos

     Economia           
  • Zaire     Sexta, 17 Dezembro De 2021    14h47  

Mbanza Kongo – O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), na província do Zaire, está a realizar, há dias, campanhas de sensibilização dos agentes económicos, no sentido de desencorajar a subida anárquica de preços dos produtos da cesta básica durante a quadra festiva.

A campanha que se vai prolongar até a primeira quinzena do próximo mês de Janeiro está a ser promovida em parceria com os sectores da Saúde, do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Protecção Civil e Bombeiros e Veterinário.
 
De acordo com o chefe do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) na província, Alex Domingos Casimiro, em declarações hoje à ANGOP, a intenção é de evitar, também, a venda de produtos expirados e em mau estado de conservação, capazes de colocar em risco a saúde pública.
 
A campanha visa, igualmente, desaconselhar os comerciantes a venda de produtos rotulados em línguas estrangeiras de difícil compreensão por parte dos consumidores.
 
Alertou que, em caso de desobediência, os prevaricadores serão punidos com pagamento de multas previstas na lei.
 
Informou que, de Janeiro a Dezembro, o INADEC na região efectuou 121 visitas inspectivas em diferentes estabelecimentos comerciais e instituições afins, que visaram aconselhar os agentes económicos ao cumprimento dos regulamentos.
 
No mesmo período, disse, foram atendidas 16 reclamações relacionadas com o mau atendimento por parte dos funcionários de algumas empresas públicas de prestação de serviço e outras do ramo do sector comercial.
 
Salientou que, das queixas recebidas, duas foram remetidas ao Ministério Público para o devido tratamento.

 





Notícias de Interesse

+