Caxito – Cinquenta e seis reclamações e denúncias foram registadas, nos últimos 14 meses, na província do Bengo, pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADE).
Para obter este número de informações o inadec recorreu aos livros de reclamações disponíveis nas empresas prestadoras de serviço da região, informou o responsável de secção do serviço provincial da instituição, Graça Pedro.
As empresas de telecomunicações e de distribuição de electricidade (ENDE) são as que mais queixas apresentam, referiu.
O corte de energia eléctrica em moradias e empresas públicas e privadas sem nenhuma notificação por parte dos técnicos da ENDE e a retirada de estudantes da sala de aula nas escolas privadas devido ao atraso no pagamento de propinas, constam das principais reclamações apresentados pelos consumidores.
O responsável sublinhou que o inadec vai continuar a trabalhar na fiscalização e desenvolver acções de sensibilização sobre os direitos dos consumidores.
Apelou aos consumidores da província para prestarem maior atenção ao adquirirem produtos nos centros comerciais e elevarem a cultura de denúncia.FS/IF