INAPEM certifica mais de 50 empresas em menos de dois meses no Cuando Cubango

     Economia           
  • Cuando Cubango     Terça, 08 Agosto De 2023    16h46  
Logotipo do INAPEM
Logotipo do INAPEM
ANGOP

Menongue - Pelo menos 58 instituições empresariais de diversos ramos já foram certificadas de forma electrónica, desde Junho a presente data, na província do Cuando Cubango, uma nova plataforma implementada pelo Instituto Nacional de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Entre vários outros benefícios, o programa  visa simplificar e descentralizar o processo de certificação, bem como permitir aos empresários procederem às solicitações via online.

Em declarações esta terça-feira à ANGOP, o chefe de Departamento do INAPEM no Cuando Cubango, Jacob Paulo, considerou positivo o indicador de adesão por parte dos proprietários das micros, pequenas e médias de empresas que estão aderir à nova plataforma de certificação de instituições, tudo por conta dos seus múltiplos benefícios.

Referiu que a nova plataforma lançada em Junho do ano em curso, permite ao solicitante levantar a sua documentação em 72 horas, ao contrários dos 30 dias ou mais anteriormente que demorava.

De entre as vantagens está a redução, em dois por cento, do imposto industrial, a isenção do imposto de selo, a solicitação, de forma célere, viável e segura dos documentos das instituições empresariais, mediante o portal do INAPEM, evitando, deste modo, a deslocação para Luanda, capital do país.

Jacob Paulo avançou que até ao final do presente ano económico a instituição que dirige prevê a certificação de mais de 100 instituições empresariais, em função das vantagens já acima mencionadas.

De referir que o INAPEM na província do Cuando Cubango tem já registado no seu banco de dados um total de 825 empresas certificadas e controladas, um número que poderá aumentar com a nova plataforma. ALK/JSV/PLB

 





+