INAPEM certifica mais de 700 empresas no Cunene

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 04 Maio De 2022    17h26  
Director do INAPEM Cunene, José Valeriano
Director do INAPEM Cunene, José Valeriano
Fabiana Hitalukua

Ondjiva - Setecentas e 29 empresas foram certificadas, no período de Janeiro a Abril do corrente ano, pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) na província do Cunene, das quais 31 pela primeira vez.

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, à ANGOP pelo director do INAPEM no Cunene, José de Carvalho, tendo, na ocasião, realçado que, das empresas certificadas, 687 estão na categoria de micro, 28 pequenas e 14 na classe de médias.

O responsável disse que as empresas exercem actividades nas áreas de Comércio, Hotelaria, Agricultora, Prestação de serviços, entre outras.

Segundo José de Carvalho, a certificação de empresas é importante,  na medida em que traz vantagens  na redução de impostos, assim como na concessão de créditos e microcréditos.

“A certificação de empresas tem benefícios fiscais que vão desde a redução ou a isenção de alguns impostos junto da Administração Geral Tributária, acesso  aos diferentes pacotes créditos, além de o Estado optar sempre, em caso de contrato, pelas empresas certificadas pelo INAPEM”, sublinhou.

Sem precisar dados comparativos, declarou que este ano houve aumento considerável de empresas certificadas, fruto da implementação do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), que permitiu a  inscrição de três mil 196  utentes.

No domínio da formação, fez saber que, ao longo do período em causa, foram formados dois mil e 976 microagentes em matéria de empreedendorismo e literacia financeira, de modo a obterem ferramentas, para que possam administrar os negócios.

José de Carvalho alertou os empresários e utentes de negócios a aderir à certificação, alegando que é um processo gratuito e célere, no qual o utente deve apresentar o alvará, certidão comercial, certificado de não-devedor à AGT e o preenchimento de formulário e, em sete dias, será emitido o documento de certificação.

O INAPEM, tutelado pelo Ministério da Economia e Planeamento, é o órgão encarregue pelo acompanhamento, certificação e classificação das empresas, assim como presta serviços de formação e capacitação empresarial, assistência técnica e consultoria às Micro, Pequenas e Médias Empresas.

 

 





+