INAPEM facilita acesso ao financiamento a mais de cem empresas

     Economia           
  • Huambo     Quinta, 30 Março De 2023    16h53  
Vice-governador do Huambo para o sector Político Económico e Social, Angelino Edmundo Elavoco
Vice-governador do Huambo para o sector Político Económico e Social, Angelino Edmundo Elavoco
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O Instituto Nacional de Apoio à Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) facilitou, de 2022 à presente data, o acesso ao financiamento a mais de cem empresas da província do Huambo, que actuam em diversos ramos da actividade económica.

A informação foi prestada hoje, esta-feira, pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Huambo, Angelino Edmundo Elavoco, durante o Workshop sobre as Formas de Financiamentos às Micro, Pequenas e Médias Empresas, promovido pelo INAPEM.

De acordo o responsável, as mais de 100 empresas, entre Micro, Pequenas e Médias, foram financiadas com um montante acima de quatro mil milhões de kwanzas desembolsados pelo Estado angolano, através dos diversos programas de financiamento aos projectos económicos.

Por esta razão, considerou de bastante satisfatório os resultados das acções do INAPEM, na medida em que têm contribuído, de forma significativa, no desenvolvimento da actividade económica na província, criando mais postos de trabalho e fontes para a obtenção de receitas para o Estado.

Por sua vez, a administradora executiva do INAPEM, Banza Estêvão, que orientou o Workshop, referiu que a sua instituição tem desempenhado um papel fundamental e catalisador no tecido empresarial nacional, contribuindo, deste modo, no processo de diversificação da economia nacional.

“Por definição vocacional, o INAPEM tem estado encarregue na dinamização das iniciativas empreendedoras do país, que cimentam as actividades das micro, pequenas e médias empresas, para se dar resposta às solicitações dos empreendedores, através dos serviços prestados no domínio da formalização das actividades, certificação, consultoria e assistência técnica, assim como a capacitação, fomento e acesso ao financiamento”, acrescentou

Banza Estêvão informou ainda, na ocasião, que, para o presente ano, o INAPEM abraçou o desafio de munir as Micro, Pequenas e Médias Empresas de informações essenciais sobre os Projecto do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) reestruturado, no âmbito do PRODESI, para permitir o desenvolvimento dos seus dos negócios.

Participaram do Workshop, um total de 200 empreendedores do sector agro-pecuário, comércio e prestação de serviços, que foram esclarecidos, sobre acesso ao financiamento e serviços de apoio ao crédito.

Os mesmos foram, também, elucidados sobre as fases de um financiamento bancário e não bancário com a mediação do INAPEM, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações  (PRODESI).

Banza Estêvão cumpre uma jornada de trabalho de quatro dias na província do Huambo, com o objectivo de constatar o funcionamento do INAPEM e os projectos financiados com o seu suporte, bem como identificar criadores de startups para participarem na 2ª edição do “Angola Startup Summer”.

O evento, que se realizará de 27 a 29 de Abril, em Luanda, sob o lema: “Inovação e tecnologia como vectores para dimensão das startups em Angola", é uma iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento  (MEP). ZZN/VKY/PPA





+