INAPEM reafirma aposta em políticas de apoio ao empresariado

     Economia           
  • Huambo     Terça, 06 Fevereiro De 2024    10h15  
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Huambo - A directora do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) no Huambo, Victória Carlos, reafirmou, esta terça-feira, o compromisso da instituição em continuar focada na implementação de políticas de apoio ao empresariado.

Em declarações à imprensa, a responsável assegurou que tem a missão de dar suporte a classe empresarial, para o surgimento de novas micros, pequenas e médias empresas nos 11 municípios da província do Huambo, para o fomento do auto-emprego e crescimento da economia nacional.

Informou que a instituição formou, em 2023, um total de 250 promotores na área do processamento alimentar, dos quais 50 mulheres.

Disse que no domínio da capacitação, fomento e promoção empresarial, foram formados 132 jovens em matérias ligadas ao empreendedorismo e literacia, para além de 31 responsáveis de cooperativas sobre gestão agrícola, aquisição de insumos, marketing e comercialização, uma actividade desenvolvida pelo INAPEM e parceiros.   

Victória Carlos disse que, em 2023, a instituição certificou 233 empresas, das quais 223 micros, seis pequenas e uma média, numa iniciativa que está a contribuir no fomento do auto-emprego.

Actualmente, o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) no Huambo tem certificadas duas mil 400 empresas, sendo mil 117 micros, 84 pequenas e 46 médias, habilitadas a beneficiar de isenção fiscal, que pode permitir a redução de custos e a maximização dos seus resultados, dentro da Lei 30/19.

Lembrou que o Serviço Feito em Angola (SFA) é mais um instrumento do Executivo, com vista a complementar os programas de apoio à produção nacional, tendo como objectivos o fomento e amento da produção nacional.

O destaque do Serviço Feito em Angola é a reformulação do selo, cuja imagem apresenta, agora, um código QR, como elemento diferenciador e representativo da sua inovação tecnológica, o qual irá conferir mais segurança, maior valorização e exposição da oferta de bens e serviços no mercado interno e externo.

Desde da sua criação, em 2012, o INAPEM tem estado adoptar instrumentos que visam criar incentivos, modalidades de financiamento e outras facilidades que permitam assegurar a iniciativa empresarial e potenciar as pequenas e médias empresas, estimular a criação de garantias mútuas privadas, fomentar modalidades de financiamento de capital de risco e financiamento social.

O INAPEM é um serviço público tutelado pelo Ministério da Economia, encarregue pelo acompanhamento, certificação e classificação das micros, pequenas e médias empresas. JSV/ALH

 





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