Inaugurada primeira fase da centralidade do Cunene

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 20 Julho De 2022    19h38  
Inauguração da Centralidade "Dom Fernando kevano"
Inauguração da Centralidade "Dom Fernando kevano"
José Cachiva

Ondjiva – As primeiras 484 habitações da centralidade Dom Fernando Guimarães Kevanu, da cidade de Ondjiva, província do Cunene, foram inauguradas esta quarta-feira, pelo ministro da Defesa e Veterano da Pátria, João Ernesto dos Santos.

Trata-se da primeira centralidade construída na província do Cunene, que conta com um orçamento de 182,9 milhões de dólares.

Cada apartamento estará disponível no valor aproximado de sete milhões de Kwanzas.  

O projecto é erguido numa área de 21 hectares, que vai contar com mil fogos habitacionais do tipo T3, incorporados em 165 edifícios de dois e quatro pisos, com oito apartamentos cada.

Depois desta primeira fase, iniciada em Setembro de 2021, a segunda fase do projecto, que contempla as 506 habitações, estará concluída nos próximos oito meses.

A par dos edifícios, cujas obras estão a cargo da empresa Kora Angola, serão erguidas 30 moradias de um piso e 24 habitações térreas, em benefício de mais sete mil moradores.

Contempla ainda a construção de equipamentos sociais, com destaque para 72 lojas comerciais, centro infantil e jardim-de-infância, posto de saúde, escolas primárias com 24 salas e uma outra secundária de 12 salas.

Prevê-se igualmente um posto policial, campo de futebol com relva sintética, quadras desportivas e áreas de lazer, entre outros serviços de apoio.

Relativamente aos equipamentos externos, Ekuma II vai dispor de uma central de água, com capacidade de armazenamento de mil metros cúbicos, estação de tratamento de águas residuais, posto de energia eléctrica, iluminação pública e acessos viários.

O ministro da Defesa e Veterano da Pátria, João Ernesto dos Santos, disse que a inauguração da centralidade vem justificar a palavra do Executivo angolano "está falar está fazer”, visando a materialização do programa de governação.

“Este ganho representa uma prenda para a população da província do Cunene que sofreu com as consequências da destruição de infra-estrutura, por agressões das forças sul-africanas, na era do Apartheid”, afirmou.

Disse que as 484 unidades habitacionais e outras infra-estruturas de apoio, construídas em pouco menos de oito meses, estão à disposição dos cidadãos, entre a população, funcionários públicos, antigos combatentes e membros de defesa e segurança.

 “O Governo, liderado pelo presidente da República, João Lourenço, tem como objectivos a edificação de cidades seguras, organizadas e sustentáveis, visando o combate à falta de habitação nas suas diversas formas”, sublinhou.

João Ernesto dos Santos pediu aos futuros beneficiários dos apartamentos a preservem as infra-estruturas construídas com os dinheiros dos contribuintes nacionais.

Cunene enaltece primeira centralidade

A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, manifestou-se satisfeita, tendo realçado que a centralidade proporciona melhor dignidade à população e dá uma nova imagem à cidade de Ondjiva.

Lembrou que a segunda fase da construção das restantes unidades habitacionais, dentro de oito meses, estarão concluídas, para minimizar o problema da falta da casa própria.

Gerdina Didalelwa informou que estão nesta altura na fase de organizar os processos para as candidaturas e o sorteio,  no sentido de ter mais transparência para não beneficiar alguns e prejudicar outros.

Dom Fernando Guimarães, nome atribuído a centralidade, foi o primeiro Bispo da Diocese de Ondjiva, província do Cunene, que faleceu aos 86 anos de idade, por doença, em Maio deste ano.

 A construção do projecto que teve início em Setembro de 2021, permitiu mil  700 postos de trabalho directos, na sua maioria jovens da província do Cunene e de outros pontos do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+