Instituto Nacional do Café quer colaborar com universidades

     Economia           
  • Bengo     Quinta, 07 Março De 2024    18h15  
Director Geral do Instituto Nacional do Café (INCA), Vasco Gonçalves Joaquim António
Director Geral do Instituto Nacional do Café (INCA), Vasco Gonçalves Joaquim António
Joaquina Bento - Angop

Caxito – O Instituto Nacional do Café (INCA) quer colaborar com algumas universidades do país para obter mais conhecimentos  sobre a cultura do café  em Angola. 

Para tal, foi já assinado um memorando de entendimento entre a instituição e várias universidades (sem citar nomes) com o objectivo de promover não só o consumo do café, mas também matérias relacionadas com a produção, informou hoje, em Caxito, província do Bengo, o director-geral do INCA, Vasco Gonçalves. 

O responsável que dissertava sobre “Estado actual da cultura do café em Angola, oportunidades e perspectiva”, no âmbito da 1ª Conferência provincial do café, referiu que o café robusta, produzido nas províncias do Bengo, Uíge, Cuanza Norte e Zaire e Cuanza Sul, Cabinda representa 90 por cento da produção nacional. 

Informou que 77,68 por cento da produção é praticada pelas explorações agrícolas familiares e 22.32% pelo sector empresarial.

Sem apresentar dados comparativos, revelou que em 2023 foram produzidas 4.683 toneladas do café comercial.

A província do Cuanza Sul produziu (2.430), Uíge (2.181) e Bengo 72 toneladas. Esta produção movimenta anualmente mais de 19 mil milhões de Kwanzas entre os produtores e comerciantes locais.

No país aproximadamente 300 mil pessoas dedicam-se a  produção de café desde a produção, transporte, benefícios e exportação.

Em Angola o café é produzido em mais de 10 províncias e existem distintas variedades como o “café ambriz”, “café cazengo” o  “café ambuim” o  “café cabinda” e o  “café arábica”.

A 1ª conferência provincial do café  no Bengo teve por objectivo divulgar as potencialidades do Café Robusta e criar um espaço de intercâmbio de experiências entre vários países produtores. FS/CJ/IF





+