Índia quer reforçar presença na Lunda sul

     Economia           
  • Lunda Sul     Quarta, 30 Junho De 2021    16h10  

Saurimo – A embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, informou, nesta quarta-feira, em Saurimo (Lunda Sul) que o seu país está interessado em investir na Lunda Sul, nos domínios da saúde, educação e nos sectores dos diamantes.

A informação foi avançada numa conferência de imprensa, no aeroporto Deolinda Rodrigues, após a sua chegada, afirmando que os sectores privilegiados são   onde o seu país tem fortes conhecimentos e pretende partilhar com essa província do Norte e Angola, em geral.

Sublinhou que além dos diamantes, a Índia pretendem investir também na agricultura e nos domínios da Tecnologias de Informação (TIC), lamentando a problemática que o mundo vive com a pandemia da covid-19, porque era intenção trazer mais de uma centena de investidores para constatar “in loco” o que de concreto existe na região.

Pratibha Parkar afirmou que a Lunda Sul joga um papel importante na economia do país, por possuir vários recursos em exploração, facto que motiva muitos empresários indianos a trabalhar nas minas diamantíferas, dando igualmente a sua contribuição no seu desenvolvimento.

Fez saber que outro investimento que interessa muito à Índia tem a ver com o projecto de lapidação de diamantes, onde o seu país conhece e possui experiência e formação nas mais diversas áreas, pelo que gostava de partilhar com os investidores nacionais, com resultados recíprocos entre os dois povos.

Como perspectivas para este ano, a Embaixada da Índia pretende levar a cabo uma “Webinar” entre empresários indianos e os da Lunda Sul, através da câmara de comércio, com o objectivo de analisar e discutir os campos de actuação, para possíveis investimentos imediatos.

Por seu turno, o governador da Lunda sul, Daniel Neto, enalteceu a visita da embaixadora, afirmando que a província precisa - com urgência - de investimentos estrangeiros, com maior incidência nos sectores da agropecuária, mineração e nas tecnologias de informação.

Propôs ainda à embaixadora, a criação de cidades geminadas nos sectores diamantíferos, a exemplo de outras como a Rússia e Portugal, para facilitar o intercâmbio comercial, e no capítulo da formação e troca de experiência em vários domínios da economia.

Afirmou que o governo que dirige tem portas abertas para investimentos da Índia, e que a região oferece recursos hídricos, clima e outros factores preponderantes, para alavancar qualquer projecto.

Durante a sua estada, de dois dias, na Lunda sul, Pratibha Parkar, visitará o Pólo Diamantífero de Saurimo e zonas turísticas, assim como manterá encontro com o representante da Câmara de Comércio e Indústria local.

A Índia e Angola partilham relações desde os tempos da pré-independência nacional, quando apoiou a luta pela libertação. A cooperação diplomática bilateral remota desde 1985.

 





+