Inefop e BMF assinam acordo de mil milhão de kwanzas

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 01 Outubro De 2021    18h55  
Entrega de kits para a promoção do primeiro emprego (arquivo)
Entrega de kits para a promoção do primeiro emprego (arquivo)
Domingos Nicolau

Luanda - Um acordo, avaliado em mil milhão de kwanzas, foi assinado, nesta sexta-feira, em Luanda, entre o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e o Banco BAI Micro Finanças (BMF).

O documento, rubricado pelo director-geral do Inefop, Manuel Mbangui e pelo presidente da Comissão Executiva do BMF, Jorge Almeida, tem por objecto o encaminhamento de clientes, visando a concessão de créditos aos particulares e empresas que forem indicados ou propostos pelo Instituto.

Jorge Almeida disse que o protocolo serve para financiar os formandos do Inefop com valores que variam de 100 mil a sete milhões de kwanzas, com reembolsos mensais, podendo ter o período de carência, dependendo dos projectos.  

 

Detalhou que se trata de dois protocolos, sendo o primeiro que visa entregar kits para pagar em até 50% do valor equivalente, “mas depois pode ter um financiamento do fundo para a tesouraria, para poderem fazer aquisição da matéria-prima e os primeiros desenvolvimentos que venham a ter com os seus projectos”.  

 

Já o director do Inefop,  Manuel Mbangui,  adiantou que estão previstos mais de quatro mil jovens para beneficiar do programa, sendo certo que a maior prioridade recai a jovens mulheres, pessoas com deficiência e em grande maioria aqueles que estejam a desenvolver actividades ligadas ao desenvolvimento agrário e à inovação tecnológica.  

 

“Estamos a trabalhar para que com este valor ajudemos a potenciar as actividades empreendedoras dos jovens. O acordo está assinado agora. Está em condições de começar a ser implementado”.

 

Por outro lado, lembrou que a nível do PAPE já estão a conceder micro-crédito desde 2019, tendo beneficiados seis mil jovens.

 

Segundo o gestor, o protocolo assinado vai alargar a possibilidade para mais quatro mil jovens.

 

Disse também que, na quinta-feira, foi rubricado um protocolo entre o (Inefop) e o Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA) para apoiar os jovens no domínio da agricultura com um valor de 500 milhões de kwanzas que vai beneficiar mais de dois mil jovens.  

 

“Para além das metas, que estavam previstas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), nomeadamente a concessão de 10 mil micro-créditos para a promoção da empregabilidade, com esses protocolos acreditamos que poderemos atingir um número maior”, reforçou.  

 





+