Iniciam-se trabalhos de interligação das barragens de Laúca e Lomaum

     Economia           
  • Huambo     Segunda, 06 Junho De 2022    13h20  
Linha de alta tensão de energia eléctrica (foto ilustração)
Linha de alta tensão de energia eléctrica (foto ilustração)
Pedro Parente

Caála – Os trabalhos de interligação das barragens hidroeléctricas de Laúca (Malange) e Lomaum (Benguela), a partir da subestação do Belém, na província do Huambo, iniciaram, este mês, com um estudo acerca do impacto ambiental do projecto.

Trata-se de um levantamento ambiental e social, que antecede o processo de montagem das linhas de transportação de energia de alta tensão, da subestação do Belém do Dango, na província do Huambo, para a central da barragem de Lomaum, em Benguela, no quadro da política de interligação do sistema eléctrico nacional.

Falando à ANGOP, o consultor da empresa encarregue para execução do projecto “Elecnor”, Pedro Coutinho, disse que o levantamento ambiental e social marca os momentos iniciais do projecto, através do contracto directo com população e as autoridades tradicionais dos municípios da Caála, Longonjo, Ucuma e Chinjenje, todos no corredor Oeste da província do Huambo.

Na prática, disse, os trabalhos de montagem da linha de transportação de energia eléctrica da barragem de Laúca para a de Lomaum, a partir da subestação do Belém do Dango estão previstos para 2023, é importante iniciar com o estudo sobre o impacto ambiental e social dos municípios abrangidos pela linha de transportação de alta tensão, para evitar consequências no futuro.

Já administrador adjunto para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas no município da Caála, Tomás de Jesus, disse que as autoridades da municipalidade, em particular, propõem-se a promover campanhas de sensibilização da população, de modo a ser mais participativa no processo e, ao mesmo tempo, se abster da vandalização do património público.

O município da Caála, para além da passagem da linha de transportação de alta tensão à barragem do Lomaum, em Benguela, vai ser ainda o ponto de convergência da interligação do sistema eléctrico da província da Huíla.





+