Iniciou segunda fase do projecto hidroeléctrico de Caculo Cabaça

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 05 Novembro De 2022    20h22  
Túnel de restituição do projecto hidroeléctrico de Caculo-Cabaça
Túnel de restituição do projecto hidroeléctrico de Caculo-Cabaça
Domingos Cardoso - ANGOP

Dondo - O ministro da Energias e Águas, João Baptista Borges, lançou hoje (sábado) a segunda fase do projecto hidroeléctrico de Caculo Cabaça, no município de Cambambe, Cuanza Norte, que prevê a construção de uma barragem para produzir 2.171MegaWatts (MW) de energia.

A segunda fase do projecto, que começou a ser implementado em 2017, prevê a escavação do troço subterrâneo de dois túneis de restituição das águas turbinadas. O primeiro  terá  cinco mil 113 metros de comprimento e o segundo com cinco mil 162 metros

.A primeira fase do circuito hidráulico correspondeu a escavação do canal a céu aberto, para colecta final das águas utilizadas, processos fulcrais para o desvio do rio, seguido das obras de construção da barragem.

Actualmente, a obra apresenta 6, 71 porcento de execução  física  e um financiamento de 15 porcento, que corresponde a primeira fase do orçamento, de acordo com as  regras de execução orçamental do Ministério das Finanças.

O Governador provincial do Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia, que presenciou o acto,  destacou as valências do projecto para o desenvolvimento da região.

Para Pedro Makita, a província terá ganhos adicionais, que além da presença deste imponente projecto, vai proporcionar muitos postos de trabalho, sobretudo aos jovens, que a par da garantia dos salários, no decurso das obras, estarão dotados de conhecimento que os habilitará ao concurso em outras empreitadas.

 De uma maneira geral, reconheceu o governante, o país ainda regista algumas zonas com défice no abastecimento de energia, incluindo  a província do Cuanza Norte, mas é com projectos desta dimensão, que o governo, gradualmente vai colmatando estas lacunas, para o bem estar da população.

Alertou aos  jovens que estejam  preparados para os grandes desafios, através do aperfeiçoamento do grau de assimilação nos trabalhos, por ser uma obra que envolve técnicos altamente qualificados em diferentes especialidades, que bem exploradas irão conferir competências para outros desafios.

A barragem hidroeléctrica de Caculo Cabaça será erguida perímetro do médio Kwanza, com um percurso de cerca de 100 quilómetros, onde estão localizadas as barragens de Capanda e Laúca, província de Nalanje.

Está a cargo do consórcio Chinês- CGGC (China Gezhouba Group), a empreentada  foi consignado em Agosto de 2017, para um período de execução de 80
meses (cerca de sete anos).

Presenciaram também a cerimónia o secretário de Estado das águas, Manuel Quintino,  o director geral do Gabinete de Aproveitamento do Médio
Kwanza, Fernando Barros, o presidente do Comércio Internacional da CGGC, Deng Ying, o representante do empreiteiro na obra, Chen
Yonggang, entre outras individualidades.
 





+