INIQ quer apostar na verificação metrológica

     Economia           
  • Luanda     Terça, 24 Maio De 2022    16h15  

Luanda – O Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade (INIQ) quer apostar na verificação e calibração metrológica dos equipamentos, disse hoje, em Luanda, a directora-geral deste organismo, Olga Dicamba.

A responsável, que falava na abertura de um workshop em alusão ao Dia Mundial da Metrologia,   assinalado no dia 20 do corrente mês, adiantou que, sendo a metrologia um subsistema da qualidade, é necessário que os empreendedores, os académicos e os industriais tenham em conta os princípios desta ciência.

Falando sobre o tema do workshop “Metrologia na era digital”, a directora-geral referiu que as oportunidades trazidas pela transformação digital serão realizadas rapidamente se a infra-estrutura de qualidade, de cada país, poder ser adaptada para promover e utilizar novas tecnologias digitais que gerem e utilizem dados justos.  

A metrologia é uma ciência que estuda a medição e os instrumentos de medidas, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços.

Em Angola, as iniciativas sobre a metrologia são geridas pelo INIC, órgão responsável pela gestão do sistema de controlo metrológico de todos os instrumentos de medição e verificação metrológica de instrumentos usados nas transacções comerciais na saúde e segurança, entre outros, garantindo rigor nas medições em todo o território nacional.

Este reforço materializa-se por exemplo, no aumento das acções de verificação metrológica das balanças, bombas de abastecimento de combustível, sistemas de gestão de parques de estacionamento, bem como na criação de condições para instalação de infra-estruturas de qualidade.

 

 

 





+