INSS ameaça penhorar 600 contas bancárias empresariais

     Economia           
  • Moxico     Terça, 28 Novembro De 2023    16h52  
Chefe de Departamento Nacional de Gestão de Contribuições do INSS, Lourenço da Silva
Chefe de Departamento Nacional de Gestão de Contribuições do INSS, Lourenço da Silva
Alcides Pedro - ANGOP

Luena – Seiscentas contas bancárias de empresas públicas e privadas sediadas na província do Moxico poderão ser penhoradas, em breve, devido a uma dívida de 300 milhões de kwanzas com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).  

Conforme o chefe de Departamento Nacional de Gestão de Contribuições, Regularização e Cobrança da Dívida do INSS, Lourenço da Silva, que falava, esta terça-feira, no Luena, durante um encontro de sensibilização dos contribuintes, trata-se de uma dívida acumulada pelas referidas empresas num período de 15 anos.

Disse que o processo de penhora já começou a ser implementado, pelo menos, em três das 18 províncias do país, nomeadamente Luanda, Cabinda e Huíla.

O responsável disse que, enquanto isso, o INSS vai continuar a dialogar e sensibilizar os referidos contribuintes, com vista à liquidação da dívida.

Explicou que serão penhoradas, de forma imediata, as contas dos devedores com um valor superior ou igual a dois milhões e quinhentos mil kwanzas, tendo incentivado os trabalhadores a denunciar empregadores que se refutam efectuar o pagamento dos tributos junto ao INSS.

O Instituto Nacional da Segurança Social é a entidade responsável pela gestão do Sistema de Protecção Social Obrigatória, com a institucionalização da lei 18/90 de 27 de Outubro.

É um Instituto Público integrado na Administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e de gestão. AP/TC/YD





+