Empresas públicas e privadas devem mais de 590 milhões de kwanzas ao INSS

     Economia           
  • Cunene     Quinta, 21 Março De 2024    00h22  
1 / 2
Administrador executivo do INSS, Samuel Mulaza
Administrador executivo do INSS, Samuel Mulaza
Fabiana Hitalukua-ANGOP
2 / 2
Participantes ao seminário sobre execução da dívida do INSS no Cunene
Participantes ao seminário sobre execução da dívida do INSS no Cunene
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Ondjiva – As empresas públicas e privadas na província do Cunene têm uma dívida acumulada avaliada em mais de 590 milhões de kwanzas, por não depositarem as prestações mensais dos seus trabalhadores ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

O facto foi revelado está quarta-feira pelo administrador executivo do INSS, Samuel Mulaja, durante o seminário sobre o processo de execução das dívidas à protecção social obrigatória, dirigida aos responsáveis dos diferentes organismos públicos e privados.

Segundo o responsável, estão catalogadas 948 contribuintes devedores, na província do Cunene, o que prejudica a sustentabilidade do sistema de protecção social obrigatório.

Recordou que o pagamento da segurança social dos trabalhadores é uma obrigatoriedade do empregador, para que os trabalhadores possam beneficiar dos seus direitos na idade de reforma, sem qualquer constrangimento.

O administrador referiu também que o INSS constitui a entidade responsável para garantir a compensação dos trabalhadores em situações de riscos sociais, mediante ao pagamento de prestações feitas pelas contribuições dos trabalhadores e respectivas entidades empregadoras.

O seminário visou a partilha dos mecanismos legais disponíveis, para a recolha de dívidas das empresas.

No Cunene estão registadas três mil e 500 empresas públicas e privadas, com um total de 38 mil e 537 trabalhadores, assim como dois mil e 124 pensionistas que beneficiam de forma regular das respectivas pensões. FI/LHE/QCB





+