Instituições bancárias credibilizam bolsa nacional

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 29 Setembro De 2022    16h57  
Pormenor da zona industrial da Boa Vista (Foto ilustração)
Pormenor da zona industrial da Boa Vista (Foto ilustração)
Tarcísio Vilela - ANGOP

Luanda – O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, considerou esta quinta-feira, que a entrada dos Bancos BAI e Caixa Angola no mercado da bolsa nacional, são indicadores fortes de confiança para a organização do mercado de capitais de Angola.

Falando na cerimónia de lançamento do Banco Caixa Geral Angola, na Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA), Manuel Nunes Júnior, afirmou que “mais um indicador fundamental para criar um sentimento de confiança na economia angolana, por ser imprescindível no mundo dos negócios”.

O governante realçou que esta acção do estado, em alienar a sua participação neste banco, é parte do processo de privatizações, iniciados em 2019 até 2022, de 132 activos, dos quais 86 já foram efectivados.

“Esta acção é a reafirmação do papel do mercado de capitais angolano como um mecanismo transparente e iniciante para o financiamento de empresas”, salientou.

Sobre o ambiente do cresimento económico do país, Manuel Nunes Júnior, considerou de sustentável e inclusivo.

Nesta perspectiva, o governante reiterou a previsão de crescimento global do Executivo, para o presente ano, fixada em 2.7 %, suportado pelo sector não petrolífero de 3.2 % e do sector petrolífero, incluindo o gás, em 2.1%.

Segundo o coordenador económico do Governo, as contas internas do país estão equilibradas, de 2018 a 2022, com a excepção de 2020, devido à Covid-19.

Relativamente às contas externas, disse que igualmente estão equilibradas, sendo que o saldo da conta corrente da balança de pagamentos tem sido sistematicamente positiva.

“O que significa que o influxo da moeda externa tem sido superior a saída desses recursos do país, garantindo a estabilidade das reservas internacionais líquidas de Angola”, asseverou.

Sobre o mercado cambial, Manuel Nunes Júnior afirmou que está estabilizado, porquanto “desde Novembro de 2020 que a moeda nacional tem seguido uma trajectória estável, em relação as principais moedas internacionais”.

Neste seguimento, reafirmou que a dívida pública tem estado a diminuir consideravelmente, sendo que o seu stock do Produto Interno Bruto (PIB) baixado de 128,7 % , em 2020, para  82,1 %, em 2021.

Já no primeiro trimestre de deste ano, este rácio baixou para 66 %, mantendo a tendência decrescente até ao final do ano.

Na visão do coordenador para as politicas económicas de Angola, com a redução que se esta a observar no stock da dívida pública, o país esta a caminhar para uma redução das taxas de juros prevalecentes no mercado nacional.

Este facto, esclarece o responsável, constitui uma condição importante para aumentar o crédito na economia e por conseguinte o volume de investimentos no país.

Para o ministro de Estado, este momento ocorre devido às reformas que vêem ocorrendo no país, como a condução da política orçamental, monetária e cambial e também medidas de regulação do mercado de bens e serviços.

Neste ínterim, segue o ministro de Estado, a taxa de inflação anual em Agosto foi de 19,7%, enquanto, em 2021, superior a 30%.





Notícias de Interesse

+