Investidor argentino elege Gambos para projecto pecuário

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 16 Fevereiro De 2024    16h03  
Empresário Alfredo Rey e a esposa Laura Rey, nos Gambos
Empresário Alfredo Rey e a esposa Laura Rey, nos Gambos
Amélia Oliveira - ANGOP

Gambos – Um empresário argentino manifestou na Huíla a vontade de investir no sector da pecuária, com a criação de gado de corte, aposta na indústria de curtumes e lacticínios, no município dos Gambos, tendo solicitado, já, um terreno para o efeito.

Trata-se Alfredo Rey, que acompanhado pela esposa Laura Rey, está na Huíla desde quarta-feira e radiografou o município dos Gambos na quinta-feira, pela primeira vez, dado o seu potencial ganadeiro e o clima considerado “favorável” para a produção.

Ao falar do assunto o empresário, Alfredo Rey, afirmou ter um grupo com parceiros, cuja intenção é investir na pecuária em Angola, uma área que existe potencial para explorar e desenvolver mais.

Mesmo sem avançar o valor a investir, disse que o primeiro vai identificar um terreno com as condições necessárias para trabalhar e depois ver com os produtores locais a questão das raças mais produzidas, o processo de produção e aproveitamento do animal, assim como a situação do matadouro, câmaras de conservação, entre outros aspectos relacionados à cadeia.

Já o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana afirmou que a interacção com o investidor ficou fortalecida após a visita do embaixador argentino à Huíla em Outubro de 2023.

O empresário, segundo o responsável, manifestou interesse em investir na Huíla, no ramo da pecuária, na criação de gado e os derivados de lacticínios, pelo que o Gabinete identificou o município dos Gambos como uma grande potencialidade para implementar tais investimentos.

Por sua vez, o administrador dos Gambos, Francisco Barros Leonardo, destacou ser a primeira visita de constatação do empresário ao município e o mesmo “estima” em adquirir localmente mais de duas mil cabeças para fazer cruzamentos e o aproveitamento dos produtos, como a carne, leite, pele, entre outros.

Em relação ao terreno para implementar o projecto, o responsável informou que há disponibilidade de dois mil 099 hectares para investimento no sector, com as condições de segurança, de energia e de água garantidas.

Acrescentou que o terreno fica a menos de 50 quilómetros do rio Cunene, no território dos Gambos e tem já igualmente furos de água instalados, pelo que para além de impulsionar a produção pecuária, vão poder ter novos empregos com a concretização do projecto.

“Estamos a preparar o dossier completo das condições que temos, mas o investidor mostrou-se disponível em apostar nos Gambos, pois viu que o município é propício para a actividade agropecuária, daí a sua grande intenção”, manifestou.

Fez saber que o município tem um efectivo ganadeiro superior às 200 mil cabeças, caprino e bovino.    

O casal está na Huíla até este sábado, 17, e para além da radiografia do município dos Gambos têm uma visita interna a um dos pontos turísticos da província. EM/MS





+