Investidores do Uganda interessados na pecuária

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 24 Agosto De 2023    23h56  
Embaixador do Uganda em Angola, Julius Chihandae Katembeka
Embaixador do Uganda em Angola, Julius Chihandae Katembeka
DR

 Ndalatando – Investidores da República do Uganda manifestaram o interesse de investir no sector da pecuária, na província do Cuanza Norte, informou hoje, quinta-feira, o embaixador  daquele país em Angola, Julius Chihandae.

O diplomata manisfestou esta intenção durante um encontro que manteve com  as autoridades da província, onde  deslocou para inteirar-se sobre possíveis áreas de cooperação bilateral e investimentos.

No quadro desta intenção, o diploma e membros  da Missão Diplomática do Uganda, avança na busca de informação e estudos de viabilidade nas áreas a investir.

Na ocasião,  o ministro conselheiro da embaixada, Ruben Byereta, referiu que  empresários no Uganda mostraram interesse em investir na produção de animais e depois estender para o sector das pescas.

A vice-governadora da provincia para o sector Económico, Político e Social, Luzia  Sebastião, afirmou que a província está aberta ao investimento externo em todos os sectores,  para alavancar a economia, proporcionar melhor qualidade de vida à população e promoção de emprego para os  jovens.

Na reunião, que antecedeu  visitas em algumas fazendas agrícolas, o director provincial da Agricultura, Manuel Fernandes, destacou o potencial agrícola da região, que está aberta ao insvestimento.

 Já o director para o Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico, Humberto Mesquita, destacou as vantagens do insvestimento estrangeiro para o desenvolvimento da região.

Fez referência à Lei de Investimento Privado e a de Terras e as vantagens para o investidor,  tendo  manisfestado a intenção de cooperar com o Uganda em sectores em que este país tem vasta experiência, como a produção de café e turismo, com base na conservação e preservação da fauna.

Durante o encontro, a delegação do Uganda também assistiu a um video que retrata as potencialidades económicas da província, com ênfase nos recursos naturais. 

A província do Cuanza Norte foi o segundo potencial produtor de café no país e, além da terras aráveis, o solo é rico em mineiros, como manganês, ferro, mármore e ouro.

A República do Uganda é um país sem saída para o mar na África Oriental. Sua paisagem diversificada inclui os montes Ruwenzori, cobertos de neve e o imenso lago Vitória. IMA/NE 





+