Investimento brasileiro cifrado apenas em USD 10,108 milhões

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 24 Agosto De 2023    14h50  
Luanda acolheu encontro entre empresários do Botswana e AIPEX
Luanda acolheu encontro entre empresários do Botswana e AIPEX
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda – O investimento privado de empresas brasileiras em Angola, nos últimos cinco anos, está cifrado em 10,108 milhões de dólares (um USD equivale a 834,9 kwanzas) valores considerados “poucos significativos”.

De acordo com dados da Agência Nacional para o Investimento Privado e Estrangeiro (AIPEX), tal valor está ligado a três projectos de investimento nas províncias de Luanda, Benguela e Cabinda, empregues em sectores como serviços e construção civil.   

Conforme ainda a AIPEX, houve uma diminuição significativa de investimento brasileiro em Angola, nos últimos anos, influenciado por diversos factores, como político e económico.

Em Angola, observa-se alguma presença relevante de empresas brasileiras em sectores como construção de infra-estruturas, exploração mineira e siderurgia, através da produção de ferro gusa, investimentos  realizados em períodos anteriores.

A título de exemplo, entre as grandes empresas está a construtora a  Odebrecht,  que participa em vários projectos com  destaque para o Novo Aeroporto de Luanda, o Porto da Barra do Dande, a Refinaria de Cabinda, fábrica de açúcar da Biocom, depois de concluídas as obras dos aproveitamentos hidroeléctricos de Laúca e Cambambe.

Angola já atingiu o pico de USD 1,5 mil milhões  

Em termos de investimentos de Angola no Brasil, após um "pico" em 2013 de 1,5 mil milhões de dólares, o capital angolano investido no Brasil fixou-se,  em 2021,  nos 65 milhões de dólares, equivalente a uma contracção de 95%, em relação ao início da década, de acordo com dados de Abril de 2023, da Agência  Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (APEX), publicados pela Lusa.

 "Alguns factores económicos podem ter contribuído para essa redução: crise económica em Angola, por conta da queda nos preços do petróleo, a partir de 2014, principal produto de exportação de Angola, recessão económica no Brasil entre 2015 e 2016", justifica a APEX.

Entre os projectos "greenfield" sinalizados, destacam-se o projecto da Angola Cables, do sector de telecomunicações, na construção de um "data center" em Fortaleza(Brasil), estimado em 134 milhões de dólares, em 2019, e, posteriormente, o anúncio da sua expansão no valor estimado de 40 milhões de dólares.

"As similaridades linguísticas e culturais podem ser uma importante ponte de investimentos entre os países", destaca a APEX.

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, é aguardado na noite desta quinta-feira, em Angola, para o reforço da cooperação entre os dois países.

Lula da Silva é proveniente de Joanesburgo, África do Sul, onde participa da Cimeira dos BRICS. Depois de Angola, o Presidente Brasileiro segue para São Tomé e Principe, para participar na conferência de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).NE/AC

 





+