Ministro quer investimento público como complemento do privado

     Economia           
  • Huíla     Sábado, 21 Agosto De 2021    16h19  
Manuel Nunes Júnior, Ministro de Estado para Coordenação Económica
Manuel Nunes Júnior, Ministro de Estado para Coordenação Económica
Angop

Lubango - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, destacou, este sábado, a necessidade de o investimento público complementar a acção do sector privado, para contribuir no desenvolvimento do país.

O ministro, que falava no II Fórum das Cooperativas Pecuárias de Angola, afirmou que  entre os sectores público e o privado deve estabelecer-se uma verdadeira relação de complementaridade estratégica.

Conforme o ministro, a força motriz da economia do país deve ser assegurada pela actividade dos empresários e não do Estado, desde a agricultura, pecuária, agro-indústria, indústria transformadora, construção, turismo e outros sectores importantes para a vida produtiva de Angola.

"Embora os investimentos públicos sejam importantes, não podem ser a única forma de crescimento do país, havendo necessidade de se alterar esse estado de coisas, de modo a tornar o sector privado num verdadeiro motor de crescimento económico do país", vincou.

No seu entender, aumentar a produção nacional é um imperativo importante e estratégico para o desenvolvimento do país, que vai continuar a ser feita, até que se consigam resultados cada vez mais significativos na alteração da actual estrutura económica.

Manuel Nunes Júnior destacou que Angola não pode continuar a ter uma economia que depende apenas do preço do barril do petróleo, que quando está alto os investimentos públicos também são avultados e a economia cresce, e quando se assiste o inverso os investimentos são baixos e a economia cresce de modo pálida, podendo entrar em recessão.

Durante o fórum foi abordado o projecto da criação da Federação Nacional das Cooperativas Pecuárias, bem como foram lançados três produtos financeiros do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para o sector da produção animal.

 





+