IRDP e IGEO acordam georeferenciação dos postos de combustíveis

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 19 Julho De 2021    16h39  
Posto de combustível da Sonangol
Posto de combustível da Sonangol
Morais Silva

Luanda - Os institutos Regulador dos Derivados de Petróleo (IRDP) e o Geológico de Angola (IGEO) assinaram, nesta segunda-feira, um Memorando de Entendimento para a georeferenciação dos postos de abastecimento de combustíveis e instalações de armazenagem no país.

Com a georeferenciação dos postos de combustíveis, o IRDP terá um maior controlo deste produto, sobretudo em casos de contaminação.

Rubricaram o documento, o director-geral do IRDP, Albino Ferreira , e o presidente do Conselho de Administração do IGEO, Canga Xiaquivila, numa cerimónia testemunha pelo secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso.

O Instituto Geológico de Angola concorda partilhar conhecimentos em geociencias, bem como cedência de espaços laboratoriais para análise de combustíveis, que são comercializados no mercado interno.

Além do IGEO, o Instituto Regulador dos Petróleos prevê,  nos próximos dias, firmar outro acordo com a Agência Nacional de Resíduos (ANR), adstrita ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, no domínio da gestão, valorização de resíduos, bem como na produção legislativa em matéria de resíduos do sector dos derivados do crude.

Fora de portas, o IRDP quer firmar também acordo com o Instituto Americano do Petróleo (API) , com vista a estabelecer cooperação no domínio da regulamentação técnica e normalização.  

No período de três anos de existência, a IRDP  tornou-se membro da Associação dos Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP).

Com o Instituto Nacional das Infra-estruturas de Qualidade (INIQ),  o Regulador dos Derivados de Petróleo diz que tem estabelecido sinergias na adopção de normas técnicas aplicáveis ao sector em referência.

O IRDP tem a missão de regular o sector dos derivados do petróleo, visando a melhoria do acesso aos produtos petrolíferos, por parte da população, a preços justos, observando os padrões de qualidade dos produtos e serviços, sem prejuízo da sustentabilidade económica das empresas do sector.

A assinatura do Memorando de Entendimento entre a IRDP e IGEO ocorreu no quadro da celebração do terceiro aniversário da primeira instituição, criada a 18 de Julho de 2018.

 

 

 





+