Ivanhoe Group investe mais de 6 mil milhões de dólares na exploração diamantífera

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 23 Novembro De 2023    21h12  
Momento de assinatura de acordos entre o Embaixador, Tulinabo Mushingi(E) e o PCA do Instituto Geológico de Angola, José Manuel
Momento de assinatura de acordos entre o Embaixador, Tulinabo Mushingi(E) e o PCA do Instituto Geológico de Angola, José Manuel
Gaspar dos Santos - ANGOP

Talatona - Pelo menos seis mil milhões de dólares serão investidos, até final deste ano, pelo grupo canadiano internacional Ivanhoe, para a exploração diamantífera, em três áreas do país, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, a presidente da empresa, Marna Cloete.

De acordo com a presidente do grupo ,que falava à margem da segunda Conferência e Exposição Internacional sobre o Sector Mineiro que decorre de 23 a 24 deste mês,  Angola é um potencial em cobre que possui os mesmos elementos sismológicos semelhantes a terceira maior reserva de cobre do mundo, que é a RDC.

 Explicou que o seu grupo está engajado em explorar o referido mineiro num período de  três anos.

Para tal, referiu que o primeiro passo a ser dado pelo grupo será a abertura de um escritório em Angola para  em seguida fazer estudos geológicos e posteriormente  avançar para a área da exploração.

Conforme Marna Coethe, Angola, a Zâmbia e a RDC fazem parte da mesma formação geológica, destacando que o cobre é um dos metais fundamentais para a transição energética.

Acrescentou que os lucros da exploração vão abranger as empresas e as comunidades onde serão explorados os minerais e contribuir para o emprego dos jovens.

Participam na segunda edição da Conferência e Exposição Internacional Mineira de Angola (AMC) subordinado ao tema "Recursos Minerais: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Desafios, representantes de sete países, uma lista de 60 palestrantes que partilharão conhecimentos, fornecendo informações sobre as tendências atuais e futuras da indústria de mineração e perto de 600 participantes.

 Temas como a "Visão de Angola para o Desenvolvimento Sustentável de Recursos Minerais", sessão que revelará a postura de Angola em relação ao desenvolvimento dos recursos minerais e a sua dedicação no que toca à revitalização do sector mineiro, com o objectivo de promover a estabilidade e a transparência para incutir confiança nos investidores internacionais serão abordado.

 Serão debatidos igualmente temas como o "Estado actual da mineração em Angola", que contará com pontos de vista do co-Presidente e Diretor da Lipari Diamond Mines Ltd, Luiz Bizzi; e da gerente geral da Minbos Resources e HM Granitos, Asareh Monsoori.

 Os investidores e intervenientes na indústria mineira de Angola participarão numa série de diversas sessões de mineração para discutir projectos estratégicos de desenvolvimento, parcerias e oportunidades de investimento em Angola que estão a impulsionar a inovação e práticas sustentáveis na indústria mineira.Giz/MAG

 

 

 

 





Notícias de Interesse

+