JMPLA capacita jovens sobre técnicas de gestão financeira

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 02 Fevereiro De 2024    13h42  
1º Secretário em Exercício da JMPLA do Huambo, Rufino Evaristo Mutaca
1º Secretário em Exercício da JMPLA do Huambo, Rufino Evaristo Mutaca
Frank Béu-ANGOP

Huambo – Cento e 50 jovens, entre empreendedores e da sociedade civil da província do Huambo, foram capacitados, esta sexta-feira, sobre as técnicas de gestão de finanças pessoais e familiar, numa iniciativa do Secretariado da JMPLA.

O seminário visou adoptar os jovens de conhecimentos e ferramentas, a fim de estarem preparados para os futuros desafios do país, bem como melhorar a qualidade de vida familiar.

Em declarações à imprensa, no final da acção formativa, o primeiro-secretário em exercício da JMPLA na província do Huambo, Rufino Evaristo Muteka, disse que a organização juvenil do partido político MPLA tem como preocupação criar políticas voltadas ao melhoramento das condições de vida das pessoas e incentivá-los a apostar no empreendedorismo, para o fomento do auto-emprego.

Considerou a JMPLA como uma organização dinâmica e uma verdadeira escola, onde os jovens se preparam para contribuírem nas acções de fortalecimento do partido e desenvolvimento social e económico do país.

Para que tal aconteça, disse ser necessária disciplina, humildade, sacrifício e dedicação aos estudos, para além do espírito de poupança dos seus rendimentos pessoais e resiliência económica, para o sucesso das micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Rufino Evaristo Muteka disse que o seminário serviu para ajudar os jovens a redobrarem esforços para o fomento do empreendedorismo, com foco na multiplicação dos resultados económicos e, ao mesmo tempo, serem criativos no uso dos recursos financeiros, com vista a dar maior sustentabilidade às empresas.

Precisou ser necessário ter ferramentas fundamentais de técnica de gestão financeira pessoal e familiar, para evitar perdas económicas significativas  quando se pretende ampliar o desenvolvimento das comunidades locais em diferentes perspectivas da esfera social.

Os participantes abordaram, igualmente, temáticas relacionadas com a elaboração do orçamento, planificação, estudo do mercado, conhecimento do público-alvo, concorrência e as vantagens da aplicação de capitais com recurso às técnicas de gestão financeira nas pequenas e médias empresas.

 Redução da burocracia bancária

Por sua vez, os participantes defendem a necessidade da redução da burocracia bancária, por forma a facilitar o acesso aos micro-créditos e, consequentemente, evitar a falência das micro e pequenas empresas.

Denunciaram a existência de burocracia excessiva para se ter acesso aos microcréditos nos principais bancos comerciais da província do Huambo.

O empreendedor Mateus Muxinde disse que precisa de incentivos financeiros para recuperar a sua empresa de venda de perfumes que faliu por falta de financiamentos, daí esperar pela advocacia do Governo do Huambo e de outros organismos afins.

Helena Augusta, outra empreendedora revelou que deixou de fazer negócios de roupas masculinas, por falta de incentivo financeiro para revitalizar a sua empresa.

Sem empréstimos bancários torna-se difícil melhorar os rendimentos económicos, tendo em conta o excesso de burocracia dos bancos, disse o jovem José Segunda.

Pedro Luvemba afirmou que a redução da burocracia bancária ajudará a promover o desenvolvimento económico e, ao mesmo tempo, a melhorar o bem-estar das famílias. LT/JSV/ALH

 





+