Mercados do Kilamba Kiaxi com três mil vagas

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 19 Junho De 2023    19h41  

Cazenga - Três mil lugares nos mercados do município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, ainda se encontram disponíveis para acolher os vendedores que insistem em  ficar em zonas proibidas, anunciou hoje o administrador municipal adjunto para o sector Político, Social e da Comunidade, Tito Barreiro.

Segundo o responsável, que falava no encontro com líderes religiosos da circunscrição sobre o “Plano de Reordenamento do Comércio e o resgate dos valores morais e cívicos”, a Administração Municipal do Kilamba Kiaxi está a trabalhar nos mercados, criando as condições de forma paulatina.

“Temos cerca de nove mil lugares em todo os mercados do município, das quais apenas seis mil estão ocupados. Estamos a convidar os vendedores que procurem os mercados, há espaço”, referiu.

Falou igualmente da situação da poluição sonora, praticada por algumas igrejas, tendo aconselhando as mesmas a colocar as colunas no interior dos espaços de culto, para não interferir na vida de outros cidadãos.

Por seu turno, o pastor da Igreja Pentecostal, João Lucas Chimuaco, disse que já estão a trabalhar com os fiéis no cumprimento dos Decretos e Leis do Governo, visto que a igreja é parceira estratégica do Estado.

“ Estamos a criar conferências nas igrejas para a juventude e as mulheres, a fim de que evitem a venda desorganizada e que se dirijam aos lugares próprios”, asseverou.

O reverendo da Igreja Metodista, Alfredo da Silva  Machado, salientou a liturgia pedagógica para orientar os fiéis a não desobedecer às regras estipuladas sobre o reordenamento do comércio, bem como o resgate dos valores morais e cívicos nas famílias.

Já a pastora da Igreja Missão Internacional Pentecostal Nova Aliança, Emilia Pedro, pediu a colaboração das mulheres, principalmente para que se dirijam aos mercados onde há espaços para efectuarem as suas vendas, sem sobressaltos.

Kilamba Kiaxi é um dos nove municípios que constituem a área urbana de Luanda, localizada a cerca de 20 quilómetros a sul da capital de Angola.

Integra os Distritos do Golfe, Palanca, Sapú e Nova Vida. É limitado pelos municípios de Talatona, Viana, Samba e Cazenga.

Tem uma área de 51,7 quilómetros quadrados e uma população estimada em um milhão, 167 mil e 997 habitantes, de acordo com o Censo da População e Habitação de 2014. HDC/SEC/AC 

 





+