Kixicrédito desembolsa Kz 700 milhões para pequenos negócios

     Economia           
  • Uige     Quarta, 18 Agosto De 2021    17h23  
Kwanza, moeda angolana
Kwanza, moeda angolana
Nelsom Malamba

Uíge - Setecentos milhões de kwanzas foram desembolsados de Janeiro a Junho do presente ano, pela agência de Kixicrédito, na província do Uíge, para financiamentos de pequenos negócios nos sectores do comércio.

No primeiro semestre do ano 2020, a instituição concedeu 547 milhões de kwanzas, a 13 mil clientes.

Em declarações à Angop esta quarta-feira, o gerente da instituição no Uíge, Gregório Gabriel, disse que o valor beneficiou 20 mil clientes de oito dos 16 municípios da província, nomeadamente Uíge, Negage, Damba, Sanza Pombo, Maquela do Zombo, Mucaba, Songo e Bungo.

Informou que os clientes beneficiaram do financiamento nos pacotes de KixiNegócio e KixiAgropecuária, cujo valor varia de 200 mil a três milhões de kwanzas e de Kz 501 mil a sete milhões, respectivamente. O prazo de reembolso é de 12 meses.

Disse ainda que a instituição pretende expandir financiamentos para os clientes dos 16 municípios, mas a inexistência de agências bancárias em algumas localidades condiciona a concessão de crédito aos  interessados.

Lembrou que a instituição, para além de conceder crédito, promove palestras sobre educação financeira.

A KixiCrédito é uma sociedade de micro-crédito que se dedica a apoiar pessoas que têm empreendimentos através da concessão de crédito, de formas a contribuir para a sustentabilidade do bem-estar das suas famílias e a redução da pobreza da população angolana.

 





+