KixiCrédito financia 200 projectos na Lunda-Norte

     Economia           
  • Lunda Norte     Terça, 05 Março De 2024    21h47  
PCA da KixiCrédito, Joaquim Catinda
PCA da KixiCrédito, Joaquim Catinda
Aurélio Cua-ANGOP

Dundo – Cerca de 200 projectos na província da Lunda-Norte foram financiados pela Sociedade de Microcréditos “Kixicrédito”, que nesta terça-feira, inaugurou o seu primeiro ponto de atendimento na circunscrição.

Os projectos financiados estão avaliados em 220 milhões de kwanzas, com destaque para as acções inseridas no Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), gizado pelo Executivo angolano.

O valor máximo do microcrédito é de sete milhões de kwanzas, sendo que o período de amortização é de 24 meses, com a taxa de juros fixada em 1.67% por mês, abrangendo, também, pequenas iniciativas empreendedoras fora do PREI.

Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho da Administração da KixiCrédito, Joaquim Catita, fez saber que o financiamento foi disponibilizado nos últimos seis meses.

Realçou que anualmente a instituição desembolsa 15 a 18 mil milhões de kwanzas para financiamento de projectos em todo país.

PAM

Em relação ao Programa de Apoio ao Microcrédito (PAM), o responsável informou que foram financiados 300 projectos em diversos ramos, onde foram desembolsados 400 milhões de kwanzas, na primeira fase.

Esclareceu que a primeira fase do PAM foi implementado com o financiamento da União Europeia, beneficiando empreendedores das províncias do Uíge, Luanda, Moxico, Benguela, Huambo e Huíla.

“Teve resultados positivos, com uma taxa de reembolso na casa dos 90 por cento, o  que fizeram com que o Governo de Angola, que provavelmente vai absolve-lo , o que nos dá garantias que haverá a  fase dois que será nacional e mais abrangente”, frisou.

A KixiCrédito é uma parceira em negócios, Sociedade de Microcréditos, licenciada em 2008 pelo Banco Nacional de Angola (BNA), cujo principal papel é a concessão de microcréditos a Micro, Pequenos e Médios empreendedores, com o intuito de dinamizar os seus pequenos negócios.

Com a inaugura deste ponto de atendimento, o país passa a contar actualmente com 37. JVL/HD





+