Kixicrédito financia 56 agentes económicos em Mbanza Kongo

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 18 Dezembro De 2023    12h49  
Ângulo de Mbanza Kongo, na província do Zaire
Ângulo de Mbanza Kongo, na província do Zaire
Pedro Parente - Angop

Mbanza Kongo – Cinquenta e seis agentes económicos do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, beneficiaram de financiamento de Novembro de 2022 a Dezembro de 2023, disponibilizado pela agência Kixicrédito.

Ao todo, foram desembolsados por esta agência 80 milhões de kwanzas destinados a empreendedores ligados a áreas de agropescas e comércio, informou esta segunda-feira, o oficial do crédito da agência local, Silvestre António Juliana.

Em declarações à ANGOP, a fonte explicou que 61 milhões de kwanzas já foram reembolsados, desde o início da actividade no município sede da província do Zaire, um valor que considerou estar longe do esperado.

Informou que, neste momento, sete processos de alguns agentes económicos, avaliados em 21 milhões de kwanzas, estão em via de validação dos contratos pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Cada beneficiário contemplado na primeira fase do projecto, disse, recebeu um valor que varia de 100 mil a oito milhões de kwanzas cada, nas componentes de agropescas, kixi-fácil e kixi-vale.

Lembrou que para o pacote kixi-fácil, o beneficiário tem um período de 24 meses para a liquidação do montante recebido, ao passo que para os empreendedores enquadrados no ramo de agropescas e kixi-vale, a Kixicrédito dá 18 meses para o reembolso, para além de um mês de carência.

A Kixicrédito é um dos parceiros do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), o qual dispõe de uma componente de microcrédito suportada por uma linha de financiamento avaliada em três mil milhões de kwanzas, para apoio exclusivo aos empreendedores.

A Kixicrédito é a primeira sociedade de microcrédito reconhecida no país, tendo como missão principal a concessão de financiamento a micros, pequenos e médios empreendedores, com o intuito de dinamizar os seus negócios, elevar os rendimentos familiares e a aptidão para participar no mercado de negócios. DA/JL

 





+