Reclamações sobre o "Kwenda" estão a ser catalogadas em Ombadja

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 07 Junho De 2023    18h30  
KWENDA apoia famílias vulneravéis no país
KWENDA apoia famílias vulneravéis no país
Cedida

Ondjiva - Duas mil e 500 reclamações, de um total de 23 mil e 624 famílias cadastradas no âmbito do programa de Transferências Sociais Monetárias "Kwenda", no município de Ombadja, província do Cunene, estão a ser catalogadas, visando a preparação de novos pagamentos.

A informação foi prestada esta quarta-feira, à ANGOP, pelo director do Fundo do Desenvolvimento Local (FAS), Eduardo Chilunda, realçando que está em fase conclusiva o processo de prova de vida dos agregados familiares que beneficiaram a primeira prestação, assim como as reclamações.

Disse que o processo que decorre de 28 de Abril a 15 de Junho, visa o cruzamento dos dados dos cadastrados, nomeadamente a não inclusão dos nomes no processo de recadastramento, cartões de pagamento roubados ou extravio, assim como a  perda de pin.

Para tal, disse que decorre a busca activa dos agregados nas comunidades, que não se fizeram presente no primeiro pagamento, de modo que os mesmos realizam prova de vida e estejam salvaguardados os seus benefícios.

Acrescentou que tão logo termina a fase de validação, surgi o protocolo com os bancos e início dos pagamentos.

Entretanto, disse que desde Maio de 2020 o Kwenda contemplou 29 mil e 403 famílias residentes nos municípios do Curoca e Ombadja, de um total de 62 mil e 397 famílias cadastradas, em três municípios.

Nesta senda, foram disponibilizados o valor global de mil milhões, 110 milhões, 243 mil e 500 kwanzas, pagos através de transferências trimestrais, na ordem de 25.500 kwanzas (8.500 por mês).

Esclareceu que, a par do Curoca e Ombadja, o processo permitiu o cadastramento de 16 mil e 492 famílias no Namacunde, cujo processo de validação foi concluído, aguardando apenas o pagamento.

Entretanto, apontou como dificuldades a falta de literacia  das comunidades  e  de acesso aos bancos, realçando que muitos dos pagamentos estão a ser realizados em cash, no âmbito do protocolo com os bancos.

A par das transferências monetárias, fez saber que o Kwenda permitiu a distribuição de 675 do gado caprino, beneficiado, numa primeira fase, 75 famílias, no âmbito da componente de inclusão produtiva, que prevê assistirem 150 famílias.

O Kwenda abrange quatro componentes, designadamente Transferências Sociais Monetárias, que estão em curso desde 2020, Inclusão Produtiva,   Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.

O programa prevê, durante três anos, beneficiar um milhão e 608 famílias de todo o país, sendo que conta com o financiamento global de USD 420 milhões (320 atribuídos pelo Banco Mundial e 100 milhões pelo Executivo).  FI/LHE/AC

 

 

 





+