Kwenda contempla mais de mil famílias na Banga

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sexta, 03 Junho De 2022    17h50  
Projecto Kwenda regista novas famílias
Projecto Kwenda regista novas famílias
Foto cedida

Banga - Mil e 200 famílias vulneráveis no município da Banga, província do Cuanza Norte, vão beneficiar, a partir do mês de Julho deste ano, de recursos financeiros, no âmbito do programa do Governo de Fortalecimento da Protecção Social de Transferências Sociais Monetárias “ Kwenda”.

Cada agregado familiar receberá trimestralmente 25.500 kwanzas, o equivalente, a 8.500 kwanzas/mês.
Os dados foram avançados à Angop, hoje (sexta-feira), na Banga, pelo director do Fundo de Apoio Social (FAS) no Cuanza Norte, Lourenço Matias.
Adiantou que o cadastramento das famílias foi realizado em três dias, estando agora a decorrer o processo de reclamação, seguindo-se o de tratamento de dados e preparação do pagamento, que poderá demorar três a quatro semanas.
O responsável avançou tal informação, no final do acto de entrega de 25 bicicletas aos Agentes de Desenvolvimento Comunitários e Sanitário (Adecos), que terão a missão de distribuir o dinheiro às famílias no município.
O critério para a escolha das famílias está relacionado com as condições de sobrevivência que apresentam, como o nível de rendimento, situação habitacional, entre outros.
Cinquenta e seis jovens, dos quais 25 Adecos locais, vão assegurar a implementação do Kwenda na Banga.
Em vigor desde Maio de 2020, o programa de iniciativa do Governo visa minimizar a pobreza das famílias em situação de vulnerabilidade.
Prevê apoiar em todo o país um total de um milhão e 608 mil agregados familiares em situação de pobreza.
O Kwenda tem a duração de três anos e abrange quatro componentes: Transferências Sociais Monetárias; Inclusão Produtiva; Municipalização da Acção Social e, por último, o reforço do Cadastro Social Único.
Na província do Cuanza Norte, a iniciativa contemplou, ate ao momento, mais de 1.900 famílias, no município de Quiculungo.

 





+