Kwenda insere mais de quatro mil famílias em actividade de inclusão produtiva

     Economia           
  • Bié     Terça, 10 Agosto De 2021    10h29  

Andulo - Quatro mil e 320 famílias, das 51 mil e 183 cadastradas, no município do Andulo, província do Bié, começam a beneficiar, a partir deste mês de Agosto, da componente da inclusão produtiva do Programa de Fortalecimento da Protecção Social "Kwenda".

A inclusão produtiva é uma das quatro componentes do Kwenda (Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único), que visa apoiar as iniciativas económicas das famílias em diferentes linhas de trabalho.

A ajuda insere-se sobretudo na agricultura e pecuária, pesca, artesanato, turismo rural, ambiental e cultural, transformação de produtos agro-pecuários, fundos e caixas comunitárias e energias renováveis.

A propósito, o Fundo de Apoio Social “FAS”, no Bié, procedeu hoje a apresentação formal da Componente da Inclusão Produtiva do Programa KWENDA, aos membros do Conselho da Administração do Município, cuja execução do projecto conta com a parceria da Organização Não Governamental “CODESPA”.

A administradora do Andulo, Celeste Adolfo, disse que a operacionalização desta componente deve ter como divisa o rigor, transparência e moderação para que os objectivos sejam alcançados, assim como para garantir a credibilidade do processo, de modo que se atinja a política do Executivo angolano visando apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade no país.

Para o coordenador nacional da CODESPA, Juan Molina, a inclusão produtiva permite reunir os cidadãos vulneráveis, numa plataforma, onde o Estado poderá ter como base a concepção e implementação das políticas públicas.

Sublinhe-se que 51 mil e 183 famílias em situação de vulnerabilidade de 433 aldeias das comunas de Cassumbi, Chivaulo, Calussinga e da sede do município do Andulo, 130 quilómetros a Norte do Cuito (Bié), serão assistidas, este ano, no âmbito do Programa de Fortalecimento de Protecção Social "Kwenda".

Até finais de 2022, cada agregado receberá 25.500 Kwanzas trimestralmente.

De Abril deste ano a Junho, o programa já beneficiou duzentas e 44 famílias vulneráveis, tendo sido gastos seis milhões e 222 mil Kwanzas.

O Kwenda é um programa do Executivo Angolano, que visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis. Prevê assistir um milhão e 600 famílias a nível do país, tendo já abrangendo famílias das províncias do Zaire, Huíla, Cunene, Malanje, Cuando Cubango, Cuanza Norte e Bengo.

Está avaliado em 420 milhões de dólares norte-americanos e é financiado pelo Banco Mundial, com 320 milhões de dólares. Os outros 100 milhões são provenientes do Tesouro Nacional.

O Andulo conta com uma população acima de 300 mil habitantes, na sua maioria camponeses.





+