Kwenda prevê inclusão social de mais de 16 mil famílias no Icolo e Bengo

     Economia           
  • Luanda     Terça, 15 Dezembro De 2020    15h57  
Kwanza, moeda angolana
Kwanza, moeda angolana
Nelsom Malamba

Luanda - Dezasseis mil e 50 famílias do município de Icolo e Bengo (província de Luanda) foram cadastradas, para beneficiarem do programa de transferências sociais monetárias (Kwenda), a partir de Janeiro de 2021.

O cadastramento foi realizado pelo Fundo de Apoio Social (FAS), entre Outubro e Dezembro do ano em curso, em parceria com agentes de desenvolvimento comunitário local, num total de 70, no âmbito de um programa dirigido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Estas famílias, residentes em 103 bairros dos distritos da Bela Vista e Catete, e das comunas de Quiminha, Kaculo Kanhango, Cabíri, Bom Jesus e Cassoneca, começam a beneficiar de 25 mil e 500 Kwanzas, trimestralmente, a partir de Janeiro de 2021, pelo período de um ano.

Em declarações prestadas terça-feira à ANGOP, a directora provincial do FAS em Luanda, Ana Machado, informou que em Janeiro de 2021 os dados do cadastramento serão inseridos no programa criado para seleccionar as famílias mais vulneráveis.

Segundo a fonte, os critérios para a escolha das famílias estão relacionados com as condições de sobrevivência que apresentam, como o nível de rendimento, situação habitacional, acesso a saúde imediata, alimentos, ensino, entre outros.

Ana Machado indicou que existem outros dois projectos para tornar estas famílias inclusivas socialmente, com vista a ter uma vida mais condigna, baseados na transferência monetária e na inclusão produtiva social.

Este programa está a ser financiado pelo Banco Mundial, com 300 milhões de dólares, e o Executivo angolano, com 100 milhões de dólares, e visa acudir as famílias vulneráveis.





Notícias de Interesse

PR já nas Comores para investidura de Assoumani

Domingo, 26 Maio De 2024   08h52

Trajectória política da União das Comores

Domingo, 26 Maio De 2024   08h36

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

+