Kwenda investe kz 1 bilião em famílias vulneráveis no leste do país

     Economia           
  • Moxico     Domingo, 16 Maio De 2021    12h01  

Luena – Cerca de 44 mil e 567 agregados familiares dos municípios do Luau, província do Moxico, Muconda (Lunda Sul) e Cuango (Lunda Norte) vão receber, até final de Junho deste, um bilião, 135 milhões e 755 mil kwanzas (kz), no âmbito do Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda).

O programa, com duração de três anos, prevê beneficiar um milhão 608 famílias nas 18 províncias do país e conta com um financiamento global de 420 milhões de dólares (320 milhões atribuídos pelo Banco Mundial e 100 pelo Executivo angolano).

Ao falar este domingo à ANGOP, o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) no Moxico, Simão Baita Paiata, informou que o valor é pago de forma trimestral, em quatro parcelas, num período de um ano, sendo que cada agregado familiar recebe 25 mil 500 kwanzas.

Disse que no Cuango, o primeiro pagamento prevê abranger 23 mil e 10 chefes de famílias, o que poderá consumir 586 milhões e 755 mil kwanzas, enquanto no Luau, com 15 mil 500 famílias gastar-se-á 395 milhões e 250 mil kwanzas.

O Muconda, com seis mil e 57 pessoas, terá o valor de 154 milhões e 453 mil vai assistir.

Afirmou que nessa fase, o programa  vai beneficiar as famílias destes três municípios da região leste do país, estando já a decorrer o processo de validação dos dados dos agregados familiares cadastrados em 2020.

Por seu turno, o coordenador da região leste do FAS, João Simão Mungongu, considerou o pagamento dos valores um reforço na assistência social e económica às famílias mais carenciadas.

O programa prevê beneficiar, em fases posteriores, famílias nos municípios do Lóvua, Caungula e Cambulo (Lunda Norte), Dala e Cacolo (Lunda Sul), Camanongue e Luchazes (Moxico).

O Kwenda, de iniciativa do Governo angolano, tem em vista o reforço da municipalização da acção social, através da criação e do funcionamento de Centros de Acção Social Integrados (CASI), fortalecimento do Cadastro Social Único, transferências monetárias e inclusão produtiva.





+