Bengo: Yembe conta com centro de apoio à pesca artesanal

     Economia           
  • Bengo     Terça, 04 Maio De 2021    18h50  

Caxito – Um Centro de Apoio à Pesca Artesanal, orçado em mais de dois milhões de Dólares americanos e com capacidade de processar entre cinco a seis toneladas de pescado/dia, foi entregue, segunda-feira, à comunidade do Yembe, no município do Ambriz, na província do Bengo.

O centro, entregue pelo ministro da Agricultura e Pescas, António Assis, que se deslocou à província para radiografar o sector, tem uma loja de material de pesca, um armazém, sala de reunião, câmara de congelação com capacidade para 15 toneladas, câmara de conservação para 12 toneladas e painéis solares de 130 Kaveares (kva).

A infra-estrutura possui ainda uma fábrica de gelo com capacidade para sete toneladas, sala de processamento do pescado, uma unidade de produção de farinha de peixe, secador solar, oficina para barcos e motores, Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), área de embalamento, sala de formação e um posto de abastecimento de combustível.

Em declarações à imprensa, o director-geral do Instituto de Pesca Artesanal e Aquicultura, Nkosi Luyeye, disse tratar-se de um financiamento do Governo de Angola e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que vai permitir a formação contínua das mulheres processadoras e vendedoras sobre boas práticas de higiene e processamento do pescado.

Neste âmbito, 45 mulheres participam desde segunda-feira (3), na primeira fase da acção formativa, num dia em que o ministro da Agricultura e Pescas visitou a empresa “Hailifei-Angola” vocacionada ao processamento de pescado, e paralisada há mais de um ano por falta de embarcações, facto que levou ao despedimento de 300 trabalhadores.

António Assis aproveitou visitar igualmente o projecto de implantação da fazenda Rio Loge, na comuna da Bela Vista (Ambriz), com uma área de nove mil hectares, destinada a produção de citrinos, palmares e caprinos, num financiamento do BDA e as fazendas Filomena (de produção de ovos) e a Novagrolider (de produtos agrícolas).

 





+