Locomotiva do tipo GE C-30 dos CFL chega a Malanje

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 25 Março De 2021    09h45  
Corredor do Lobito pode contribuir no desenvolvimento económico do país
Corredor do Lobito pode contribuir no desenvolvimento económico do país
Clemente dos santos

Malanje - Uma locomotiva do tipo GE C-30 do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) chegou, quarta-feira, à Malanje, com uma equipa técnica composta por oito vagões de carga do tipo J, um forgon, uma carruagem de primeira classe e outra gerador.

Segundo uma nota dos CFL, a deslocação da locomotiva tem como finalidade efectuar testes técnicos sobre a capacidade da linha férrea, no troço Zenza do Itombe/Cacuso, num percurso de 215 quilómetros.

Proveniente da estação dos Musseques em Luanda, a mesma visa igualmente avaliar as obras de arte (pontes e aquedutos) destinadas a suportar o peso dos comboios na referida linha.

A comitiva integrou funcionários e quadros seniores das áreas de Exploração, Oficinas Gerais e de Infra-estruturas dos CFL, e abre caminho ao aumento da capacidade de tracção da empresa no transporte de carga ao longo do Corredor Luanda/Cuanza Norte/Malanje.

Com a circulação dessas locomotivas, com uma capacidade de tracção de 22 toneladas por eixo, ao longo da malha ferroviária, abrem-se novas perspectivas para os Caminhos-de-Ferro de Luanda no transporte de carga e no alargamento da carteira de negócios.

No âmbito do programa de modernização e expansão dos CFL-EP, a empresa recebeu 12 novas locomotivas do tipo GE C30 que até a data não circulam além do Zenza do Itombe, devido as dúvidas sobre a capacidade da infra-estrutura em absorver o peso das mesmas.

Em simultâneo, os CFL prevêem em breve implementar um projecto de substituição dos antigos carris de 30 por novos de 50 e o alargamento das curvas mais apertadas, para permitir maior segurança e rapidez na circulação ferroviária no troço Zenza do Itombe/Cacuso.





Notícias de Interesse

+