Luanda e Cabinda terão hotéis-escolas

     Economia           
  • Zaire     Quinta, 28 Março De 2024    14h56  
Vista parcial da cidade de Luanda
Vista parcial da cidade de Luanda
Francisco Miúdo-ANGOP

Mbanza Kongo – Dois hotéis-escolas serão inaugurados nos próximos meses, nas províncias de Luanda e Cabinda, anunciou, quarta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, o director-geral do Instituto de Fomento Turístico, Afonso Vita.

O responsável prestou essa informação à imprensa no final de uma visita a Mbanza Kongo, frisando que o hotel-escola de Cabinda será inaugurado em Junho deste ano, ao passo que o de Luanda está previsto no próximo ano.

De acordo com a fonte, o surgimento das referidas escolas profissionais ligadas ao ramo da hotelaria visa formar quadros do sector, com vista a melhorar a qualidade dos serviços prestados nos empreendimentos hoteleiros e turísticos do país.

Em relação à cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, Afonso Vita defendeu a necessidade de se melhorar os serviços prestados em unidades hoteleiras da região e aumentar a capacidade de alojamento para responder a demanda.

“Devemos prestar cada vez mais atenção à cidade de Mbanza Kongo, que é a única com estatuto de Património Mundial a nível do nosso país. Mbanza Kongo é uma urbe que pertence não só aos angolanos, mas também aos turistas estrangeiros que escalam este centro histórico”, expressou.

A propósito, disse que foi recentemente aprovado o Plano de Fomento do Turismo (Planatur) que prevê dar respostas às preocupações que o país ainda se debate no domínio da hotelaria e turismo.

Chegada de mais turistas

Afonso Vita disse que desde que o país “abriu-se” ao mundo, com a implementação de isenção de vistos aos cidadãos de 98 países de diferentes continentes, o número de turistas interessados de visitar Angola aumentou consideravelmente.

Anunciou, para o efeito, a chegada no próximo dia 4 de Abril do ano em curso, em Luanda, de um navio cruzeiro com 120 turistas de diversas nacionalidades.

Antes, disse, o referido navio cruzeiro vai escalar a província do Namibe, no dia 2 de Abril.

“O balanço que podemos fazer é positivo. Desde que o país começou com a isenção de vistos aos cidadãos de 98 nações, o número de turistas estrangeiros em Angola aumentou significativamente”, referiu, sem precisar dados estatísticos.  

Falou dos 1.124 excursionistas que no passado dia 25 deste mês escalaram a capital do país de um navio cruzeiro, sublinhando que esta é a segunda vez em menos de 11 anos que navios cruzeiros chegam a Angola. JL

 

 





+