Lucapa vai produzir 7.72 megawatts de energia limpa

     Economia           
  • Lunda Norte     Sexta, 08 Julho De 2022    15h21  
Central fotovoltaica (Foto ilustração)
Central fotovoltaica (Foto ilustração)
José Cachiva - Angop

Lucapa – Uma central fotovoltaica com capacidade de produzir 7.72 megawatts de energia eléctrica, será instalada dentro de 29 meses no município de Lucapa, província da Lunda Norte, beneficiando mais de 100 mil habitantes naquela circunscrição.

A entrada em funcionamento do projecto, cujo lançamento da primeira pedra para o início da sua instalação foi feita hoje, sexta-feira, pelo secretário de Estado para Energia, Belsa da Costa, vai permitir ao Estado poupar 4 milhões, 933 mil, 371 litros de combustível por ano.

A empreitada, que gerou 100 empregos, está orçado em 19 milhões, 706 mil, 428 Euros e comportará 12 mil e 92 painéis solares.

Na ocasião, o secretário de Estado para Energia, Belsa da Costa, disse que o Governo angolano pretende com este projecto, ampliar a energia renovável para pelo menos 70 da balança energético no país, sustentada pela contribuição da central hidroeléctrica de Caculo Cabaça, que tem uma capacidade de produção de 2.172 megawatts.

Acrescentou que a adoção de soluções de produção, usando energia renováveis, enquadra-se na estratégia nacional das alterações climáticas, adotada pelo país, no desenvolvimento de um modelo de base carbono.

Disse que o projecto constitui um grande ganho para o sector da energia em Angola e que impactará no desenvolvimento económico, social e ambiental de pelo menos seis regiões do país, designadamente Benguela, Huambo, Bié, Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte.

Segundo o responsável, sendo regiões bastante povoadas, a estimativa do Governo é que as centrais fotovoltaicas, beneficiem cerca de um milhão e 200 famílias, que perfez cerca de 6 milhões e 200 habitantes.

Por seu turno, o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Lino dos Santos, apelou ao empreiteiro, no sentido de cumprir com os prazos contratuais, tendo em conta a importância do projecto no desenvolvimento socioeconómico do Lucapa.

Actualmente, 17 mil e 950 clientes, dos quais 13.250 no sistema pós-pago e 4.700 pré-pago, beneficiam de energia eléctrica da rede pública no município de Chitato, através de uma central térmica com 30 megawatts, enquanto os nove municípios do interior são abastecidos com grupos geradores, o que resulta em benefício para cerca de dez mil famílias.

Para suprir a carência de energia na Lunda Norte, está em curso as obras de ampliação da barragem hidroélectrica do Luachimao, elevando de 8,4 para 34 megawatts (MW) a capacidade energética fornecida pela infra-estrutura, superior a necessidade local.

A entrada em funcionamento desse projecto energético, que contará com uma central composta por quatro grupos geradores de 8.5 megawatts cada, num total de 34, vai permitir a expansão de energia em benefício de 186 mil residentes na cidade do Dundo e nos municípios de Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

Para além das ligações domiciliares, que na primeira fase vão beneficiar mais de nove mil famílias, o projecto prevê cerca de 30 ligações industriais.





+