Luanda - A promoção programática de acções de responsabilidade social pelas empresas está ligada intrinsecamente à geração de lucros nas próprias organizações, disse hoje, em Luanda, o economista Alves da Rocha.
O académico, que dissertava sobre "Responsabilidade social como factor de desenvolvimento económico das empresas", sublinhou que sem a geração de lucro torna-se insustentável haver iniciativa de carácter social pelas empresas.
Por esta razão, disse, deve-se despertar o Estado sobre a responsabilidade em promover ambiente saudável e atractivo a actividade económica.
O também pesquisador adiantou que, uma vez havendo lucros nas empresas, fruto do bom ambiente de negócio, a taxa social de retorno pode evidenciar-se junto da comunidade onde está inserida através de acções de responsabilidade social.
"É necessário não confundir responsabilidade social de uma empresa, com obrigações do Estado que é regida por lei e políticas públicas assertivas e programática", lembrou o docente universitário, no I Seminário sobre Responsabilidade Social das Empresas.
Por seu turno, o sociólogo José Octávio Van-Dunem ressaltou a necessidade da ética nas empresas, sendo um factor de regularização comportamental, elevando deste a postura da organização empresarial na comunidade.
O também académico, que abordava o tema "Um novo paradigma da cultura das organizações" fez saber que a observância da ética nas empresas melhora a articulação entre os principais autores do mercado.
De igual modo, o empresário angolano Carlos Cunha disse que “mais do que a teoria e vontade, é necessário passar-se as práticas e agregar valor à comunidade”.
Ao reflectir sobre "O impacto das empresas âncora no meio rural", referiu (como exemplo) que o seu grupo empresarial ligado ao sector agropecuária construiu um posto de saúde de 23 camas e 10 Jangos na província do Cuanza Sul.
Nesta mesma localidade, acrescentou, enquanto empresário instalou também sistema de iluminação pública, pequeno sistema de abastecimento de água, assim como vem promovendo o ensino e o desporto.
O seminário decorreu sob o lema "Responsabilidade Social é dignificar a comunidade", e visou debater essa temática e dinamizar a participação das empresas na implantação de projectos sociais em prol das comunidades, enquanto parceiras do Estado.
Nesse único dia versou-se sobre a "Responsabilidade social das organizações como promotor da sustentabilidade e da coesão social do país", "Responsabilidade social como factor de desenvolvimento económico das empresas no país" e "Empresas angolanas referência nacional na promoção da responsabilidade social".