Lucros nas empresas estão intrínsecos à responsabilidade social

     Economia           
  • Luanda     Terça, 23 Novembro De 2021    16h14  
Director do centro de investigação da universidade católica, Alves da Rocha
Director do centro de investigação da universidade católica, Alves da Rocha
Pedro Parente

Luanda - A promoção programática de acções de responsabilidade social pelas empresas está ligada intrinsecamente à geração de lucros nas próprias organizações, disse hoje, em Luanda, o economista Alves da Rocha.

O académico, que dissertava sobre "Responsabilidade social como factor de desenvolvimento económico das empresas", sublinhou que sem a geração de lucro torna-se insustentável haver iniciativa de carácter social pelas empresas.

Por esta razão, disse, deve-se despertar o Estado sobre a responsabilidade em promover ambiente saudável e atractivo a actividade económica.

O também pesquisador adiantou que, uma vez havendo lucros nas empresas, fruto do bom ambiente de negócio, a taxa social de retorno pode evidenciar-se junto da comunidade onde está inserida através de acções de responsabilidade social.

"É necessário não confundir responsabilidade social de uma empresa, com obrigações do Estado que é regida por lei e políticas públicas assertivas e programática", lembrou o docente universitário, no I Seminário sobre Responsabilidade Social das Empresas.

Por seu turno, o sociólogo José Octávio Van-Dunem ressaltou a necessidade da ética nas empresas, sendo um factor de regularização comportamental, elevando deste a postura da organização empresarial na comunidade.

O também académico, que abordava o tema "Um novo paradigma da cultura das organizações" fez saber que a observância da ética nas empresas melhora a articulação entre os principais autores do mercado.

De igual modo, o empresário angolano Carlos Cunha disse que “mais do que a teoria e vontade, é necessário passar-se as práticas e agregar valor à comunidade”.

Ao reflectir sobre "O impacto das empresas âncora no meio rural", referiu (como exemplo) que o seu grupo empresarial ligado ao sector agropecuária construiu um posto de saúde de 23 camas e 10 Jangos na província do Cuanza Sul.

Nesta mesma localidade, acrescentou, enquanto empresário instalou também sistema de iluminação pública, pequeno sistema de abastecimento de água, assim como vem promovendo o ensino e o desporto.

O seminário decorreu sob o lema "Responsabilidade Social é dignificar a comunidade", e visou debater essa temática e dinamizar a participação das empresas na implantação de projectos sociais em prol das comunidades, enquanto parceiras do Estado.

Nesse único dia versou-se sobre a "Responsabilidade social das organizações como promotor da sustentabilidade e da coesão social do país", "Responsabilidade social como factor de desenvolvimento económico das empresas no país" e "Empresas angolanas referência nacional na promoção da responsabilidade social".





Notícias de Interesse

+