Encontrado no Lulo 16º diamante com mais de 100 quilates

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 09 Dezembro De 2020    22h53  
Diamante cor de rosa
Diamante cor de rosa
Hélder Dias

Dundo – O diamante de 127 quilates anunciado, nesta quarta-feira, pela Lucapa Diamond Company, é o 16º com mais de 100 quilates encontrado na mina do Lulo, localizada no município de Capenda Camulemba, província da Lunda Norte.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Lucapa Diamond Company, sócio maioritário da Mina do Lulo, Stephen Wetherall, a pedra foi extraída no bloco 24, uma área que começou a ser explorada recentemente.  

Por seu turno, o presidente do Conselho de Gerência da Mina, Domingos Machado, reiterou que a área de concessão é propensa a descoberta de mais diamantes de maior dimensão, daí a aposta dos sócios em investir 10,6 milhões de dólares este ano, para a aquisição de equipamentos de ponta.

Disse que a aquisição dos equipamentos, máquinas de maior porte, camiões, lavarias, entre outros, visa dinamizar a exploração nos blocos 6,8 e 24, onde são encontrados diamantes de maior dimensão, bem como descobrir novos kimberlitos.

Com 420 trabalhadores, a mina do Lulo, integrada no complexo mineiro do Lucapa, é conhecida pelos diamantes raros e de alta qualidade. Desde o início da sua exploração, em 2010, que se percebeu o potencial de qualidade e quantidade.

Os blocos 6 e 8 foram responsáveis pela produção de 13 das 15 pedras com mais de 100 quilates saídas desta mina, incluindo o maior diamante alguma vez encontrado em Angola (2016), com 404,2 quilates.

Os registos da mina com uma área de concessão de três mil quilómetros quadrados, apontam para a produção de 13 diamantes com mais de 100 quilates.

O Projecto Lulo é operado no âmbito de uma associação em participação, onde a Endiamadetém (32%), a Lucapa Diamond Company Limited (40%) e a operadora Rosas & Pétalas (28%).

 





Notícias de Interesse

+