Mais de 100 jovens vão beneficiar de crédito agrícola no Cuanza Sul

     Economia           
  • Cuanza Sul     Quinta, 16 Novembro De 2023    17h49  

Sumbe - Cento e 50 jovens agricultores, na província do Cuanza Sul, vão beneficiar, nos próximos dias, de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), num investimento de cinco milhões de kwanzas, com vista a potenciar a actividade na região.

A informação foi avançada, esta quinta-feira, à imprensa, na cidade do Sumbe, pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, adiantando que o projecto, denominado “Jovem produtor”, vai abranger também os institutos técnicos agrários da região.

Segundo a responsável, que falava no final de um encontro com o governador provincial, Job Capapinha, a iniciativa visa apoiar os jovens agrupados em cooperativas, de modo a contribuir no aumento da produção.

Em relação à visita ao Cuanza Sul, informou que tem como objectivos reforçar os laços de cooperação com o Governo local, assim como tornar mais célere o processo  de concessão de créditos.

‘Pretendemos estreitar as relações com o Governo da província, porque entendemos que o FADA sozinho não irá conseguir. É importante juntarmos energias no sentido de desburocratizar certos processos e tornar mais célere o processo de atribuição de financiamentos”, salientou.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, Ladeira Chambula, afirmou que o programa do FADA vai contribuir significativamente no fomento da agricultura familiar.

‘Este projecto do FADA representa um ganho muito importante para o sector da agricultura, pois, com este financiamento, os agricultores poderão produzir mais, principalmente os produtores de café e outros integrados no programa Agrijovem, portanto entendemos que é o momento certo”, acrescentou.CIJ/MCN





+