Mais de 500 empresas dispõem de vagas para estágios profissionais 

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 25 Fevereiro De 2021    18h07  
Um dos momentos de entrega de meios para auto-emprego no país
Um dos momentos de entrega de meios para auto-emprego no país
Fernando Jamba

Luanda -   O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS)  diz ter já em registo, até esta quinta-feira, a inscrição de mais de 500 empresas que oferecem vagas para estágios profissionais, no âmbito do Plano de Ação para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

De acordo com o consultor da titular deste departamento ministerial, Ulisses de Jesus, após ao lançamento do PAPE, ocorrido a 27 de Janeiro deste ano, regista-se, no quadro do referido processo, uma boa adesão das empresas, incluindo instituições de ensino.

No portal da mesma iniciativa, de igual modo, já estão inscritos mais de dois mil e 500 jovens que "tentam  a sorte" pela selecção de uma empresa (mediante o currículo) e participar do estágio, que são renumerados pelo Estado, com o apoio da União Europeia. 

Ulisses de Jesus, que falava por videoconferência num webinar sobre " O Programa de Estágios e o Fomento da Empregabilidade", apresentou os mecanismos de adesão ao Plano, quer pelas empresas quer para os candidatos aos estágios. 

A propósito, a União Europeia disponibilizou 300 mil Euros para financiar  este programa angolano de estágios profissionais em seis províncias, no âmbito do projeto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP).

O referido Programa de Estágios Profissionais, que tem por objectivo contribuir para a redução do desemprego, sobretudo entre jovens, foi  lançado em articulação com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop). 

A meta deste projecto é criar 600 estágios profissionais, mormente para jovens entre os 18 e 25 anos, de 2021 a 2022, nas províncias angolanas de Benguela, Huíla, Huambo, Moxico, Luanda e Bié.

O modelo de financiamento do projeto RETFOP será por contrato de subvenção do órgão que representa, ao Inefop, que deve assegurar o pagamento das bolsas de estágios às empresas, que  terão benefícios fiscais ao receberem os jovens estagiários. 

Criar oportunidades para a geração de emprego, ao permitir que a formação académica e profissional dos jovens continue num contexto real de trabalho, é ooutro dos objectivos desta iniciativa.





Notícias de Interesse

+