Mais de cem jovens beneficiam de estágio profissional remunerado

     Economia           
  • Lunda Sul     Terça, 09 Novembro De 2021    20h16  

Saurimo – Cento e vinte jovens beneficiam de estágios profissionais remunerados em várias empresas sedeadas na província da Lunda Sul, no âmbito de um programa inserido no Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE).

O projecto está enquadrado num protocolo de cooperação com o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP), para a disponibilização de vagas a estagiários, tendo como público-alvo jovens dos 18 aos 25 anos, com formação profissional, técnica média ou superior.

Os jovens, formados nas áreas de electricidade, construção civil, canalização, recepção, culinária, atendimento ao público e motoristas, vão estagiar em cinco empresas privadas da província, num período de três a seis meses.

Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento, Económico e Integrado, Kelson Malomalo, sublinhou que alguns jovens são estudantes finalistas e cidadãos com formação profissional, que procuram uma vaga no mercado de trabalho através do PAPE.

O responsável fez saber que este programa visa incentivar jovens recém-formados, no sentido de encontrarem o primeiro emprego, e contribuírem na aquisição de experiência profissional, bem como facilitar a interação entre o empregado e o empregador.

Explicou que o programa permitirá os jovens recém-formados beneficiarem de estágios remunerados, de modos a continuarem a sua formação académica, com maior incidência ao nível superior, bem como para auto sustentabilidade das suas famílias.

Esclareceu que o estágio profissional não obriga a empresa a empregar o estagiário, salvo se encontrar no candidato qualidades que a levem a incluí-lo no seu quadro de pessoal efectivo, em micro, pequenas e médias empresas.

Kelson Malomado reiterou a disposição do Governo Provincial da Lunda Sul em continuar empenhado a trabalhar para o enquadramento dos jovens em diversas áreas de actividade, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento da região e do país, em geral.

O mesmo estágio, explicou, visa incentivar a realização de estágios aos recém-formados, com dificuldades de encontrar o primeiro emprego, e com isso, contribuir na aquisição de experiência profissional, permitir uma potencial interacção empregado/empregador.

 

 





+