Mais de dois mil funcionários bancários perderam o emprego no país

     Economia           
  • Benguela     Sexta, 20 Agosto De 2021    15h14  

Benguela – Mais de dois mil trabalhadores bancários foram colocados no desemprego, desde Janeiro de 2020 até a presente data, no país, anunciou hoje, sexta-feira, o presidente do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola (SNEBA).

Segundo Filipe Makengo, que falava na cerimónia inaugural da representação local do SNEBA, em parte, isso deveu-se à redução da arrecadação financeira, ao crédito mal-parado e ao incumprimento das metas definidas pelo Banco Nacional de Angola, na sua qualidade de Banco Central.

Indicou que, em muitos bancos, aquando da concessão dos créditos mal-parados, esses funcionários nem sequer  fizeram parte destes processos, porém, agora enfrentam esta situação com uma pressão quase permanente.

Filipe Makengo referiu que, actualmente, muitos bancos estão a abrir processos disciplinares contra funcionários sem nenhuma fundamentação plausível, de modo a penalizá-los.

"Defendemos que os funcionários devem ser penalizados apenas quando infringirem a lei, o que nem sempre está a acontecer", disse.

Entretanto, funcionários ouvidos na ocasião louvaram a abertura de uma representação do SNEBA em Benguela, o que poderá tornar a comunicação mais célere, contrariamente aos tempos idos, em que eram obrigados a se deslocarem a Luanda sempre que necessitassem da intervenção dessa instituição.

Um dos profissionais bancários que preferiu anonimato afirmou que, atendendo aos níveis actuais de inflação, os representantes sindicais deverão começar por lutar por um aumento salarial na classe.

O SNEBA controla mais de 20 mil trabalhadores bancários a nível do país. Tem como principais apostas acabar com as disparidades salariais na classe e lutar por um salário mínimo de 150 mil kwanzas.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+