Mais de dois mil milhões para compra da produção nacional

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 01 Outubro De 2021    17h04  
Assinatura do memorando entre AAJP e o projecto Agrikuvango para estágio profissional de jovens no sector da agricultura
Assinatura do memorando entre AAJP e o projecto Agrikuvango para estágio profissional de jovens no sector da agricultura
Amélia Oliveira

Lubango -Cerca de 2.6 mil milhões de Kwanzas foram financiados desde 2020 para a compra da produção nacional a 19 Operadores de Comércio e Distribuição (OCD) da Huíla, revelou, esta sexta-feira, no Lubango, o director nacional para Economia, Competitividade e Inovação, João Nkosi.

O responsável ligado ao Ministério da Economia e Planeamento (MEP) falava na cerimónia de apresentação e empossamento dos membros da coordenação provincial da Associação Angolana de Jovens Produtores (AAJP) na Huíla, que decorreu na cidade do Lubango.  

João Nkosi declarou que a Huíla tem, igualmente, oito cooperativas que receberam um montante de 590 milhões de Kwanzas para aumentar a produção.

Ainda assim, afirmou ser um número ainda insuficiente, daí que no pacote previsto de quatro mil milhões de Kwanzas (50% já disponibilizado a nível nacional), 237 jovens da Huíla receberam microcréditos destinado à actividade agrícola.

“Estamos a falar de num montante de mais de 400 milhões de Kwanzas para desenvolver a actividade agrícola, uma boa parte desse valor é destinado às 18 províncias ficou na Huíla”, continuou.

Referiu ser a província que mais atinge metas no âmbito do Programa de Apoio à Produção Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e para a diversificação da economia.

Segundo ele, a nível do país é igualmente a região que mais regista produtores no Portal da Produção Nacional, com um total de cinco mil 395, em que os municípios do Chipindo e Cacula lideram com mil 812 e mil 187, respectivamente.

João Nkosi desafiou os jovens da Huíla a organizarem-se em cooperativas, numa altura que o processo está simplificado e é concretizado em 72 horas, no âmbito da melhoria do ambiente de negócios.





+