Mais de oitenta acções inscritas no PIIM no Cuanza Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Terça, 28 Fevereiro De 2023    18h52  
Cuanza Norte ganha mais salas de aulas
Cuanza Norte ganha mais salas de aulas
Diniz Simão - Angop

Ndalatando -  Oitenta e seis projectos, avaliados em 27,5 mil milhões de kwanzas, estão inscritos na carteira de investimentos do Governo da Província do Cuanza Norte, no quadro do Programa lntegrado de Intervencão nos Municípios (PIIM).

Dos projectos 75 são de iniciativa provincial e 11 de âmbito central.

Em entrevista exclusiva à ANGOP, o vice- governador provincial para a Área Técnica e de Infra-estruturas, Mendonça Luís, indicou que constam entre os sectores priorizados, no âmbito da referida cabimentação, a educação com 30 projectos correspondente a 308 salas de aulas,  saúde (17),  saneamento (12) , infra-estruturas autárquicas(7), água (1), energia (1), habitação (1), serviços comunitários(2), segurança e ordem pública (2).

De acordo com o responsável, o PIIM abarca a construção de escolas nos dez municípios da província, com realce para o Cazengo, Cambambe e Samba Cajú, abrangidos com unidades de 22 salas de aulas, enquanto as outras municipalidades foram contempladas com escolas de 7 a 14 salas.

De acordo com o vice-governador, as obras do PIIM projectadas para a província contam com um nivel de execução física de 82 %, enquanto a financeira está na ordem de 62 por cento, numa altura em que estão já concluidos 41 dos 86 projectos previstos.

Referiu que a maioria das obras transitaram de 2022 para 2023, sendo a desvalorização da moeda e a oscilação do preço dos materiais de construção, as principais causas do atraso das obras.

Cuanza Norte é uma província de Angola situada a 190 quilómetros de Luanda (capital do país). Tem como capital a cidade de Ndalatando e compreende 10 municípios e 31 comunas, numa extensão territorial de 20.252 quilómetros quadrados.Lj/IMA

 





Notícias de Interesse

+