Mais de quatro trilhões de AKZ para desenvolver Cuanza Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 09 Fevereiro De 2023    19h53  
EdifÍcio Do Governo Do Cuanza Norte
EdifÍcio Do Governo Do Cuanza Norte
António Escrivão

Ndalatando- O governo do Cuanza Norte vai investir nos próximos cinco anos quatro trilhões, 813 bilhões, 772 milhões, 319 mil e 822 kwanzas na implementação do Plano de Desenvolvimento Provincial (PDP).

O referido plano, para o período 2023 a 2027, preconiza 851 projectos, sendo 737 de âmbito local e 114 de subordinação central, cujo financiamento será assegurado por fontes de natureza pública e privada.

A informação consta do Plano de Desenvolvimento Provincial aprovado pelos participantes à primeira Reunião Técnica do Governo do Cuanza Norte realizada, esta quinta-feira, em Ndalatando, sob orientação do governador provincial, Pedro Makita Júlia.

O plano tem como objectivos a modernização e expansão das infra-estruturas, redução das assimetrias territoriais, promoção do desenvolvimento equilibrado e harmonioso da província, promoção do desenvolvimento e valorização do capital humano local.

Aumento do nível de actividade económica da província e a elevação da qualidade de vida da população constam também dos objectivos.

Com este plano, a província do Cuanza Norte pretende afirmar-se como principal centro de produção de energia eléctrica a nível nacional, acolhendo indústrias produtoras de energia.

Consta, igualmente, das pretensões a promoção da produção especializada na agricultura e pecuária de grande escala, com capacidade de exportação e para abastecimento da indústria transformadora.

Desenvolver o sector turístico, por via da oferta de serviços qualificados e diversificados, valorização dos recursos naturais, paisagísticos e histórico-culturais da província, tirando partido da proximidade à maior área metropolitana do país, Luanda, são outras das pretensões do governo local para o quinquénio.

Os participantes aprovaram, ainda, o relatório de balanço das actividades realizadas em 2022, principalmente, nos domínios do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Tomaram conhecimento do estado de preparação do carnaval, edição 2023, cujo desfile provincial, na classe de adultos, terá lugar dia 21 de Fevereiro, no espaço adjacente à feira local, com a participação de 20 grupos, em representação de 9 dos 10 municípios da província.

 Nesse sentido, a reunião recomendou ao Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos a empenhar-se na criação de condições para o êxito da actividade.

Ao intervir na sessão de abertura, o governador Pedro Makita, exortou aos participantes para a necessidade de se redobrar os esforços na materialização dos diversos projectos e programas, que concorrem para a melhoria das condições de vida da população loca.

Participaram na reunião, distintos delegados e directores provinciais, bem como administradores municipais.





+